


PALITINHOS DE PIPOCA COM QUEIJO
Receita testada e aprovada
por:
Priscila Andrade
Especialista em Alimentos
Ingredientes
- 1 colher (sopa) de óleo
- meia xícara (chá) de milho para pipoca (90 g)
- 3 colheres (sopa) de manteiga sem sal, em temperatura ambiente
- meia xícara (chá) de muçarela ralada (50 g)
- 1 xícara (chá) de farinha de trigo (110 g)
- 1 colher (chá) de AJI-SAL®
- 3 colheres (sopa) de leite
Modo de preparo
- Em uma panela grande, coloque o óleo e leve ao fogo alto para aquecer. Junte o milho e deixe cozinhar, com a panela tampada, por cerca de 5 minutos, agitando a panela ocasionalmente, ou até o milho parar de estourar. Retire do fogo.
- No copo do liquidificador, coloque parte da pipoca já estourada e bata por 1 minuto, ou até obter uma “farinha”. Repita o processo até que toda a pipoca seja processada. Reserve.
- Em uma tigela grande, coloque a manteiga e a muçarela, e misture. Junte a farinha de trigo, o AJI-SAL®, o leite e, aos poucos, a “farinha” de pipoca reservada, sovando até que a massa fique macia e homogênea.
- Em uma superfície lisa e enfarinhada, com o auxílio de um rolo, abra pequenas porções da massa até a espessura de 0,3 cm. Corte em tiras de 2 cm de largura por 10 cm de comprimento e disponha em uma assadeira grande.
- Leve ao forno médio (180 graus), preaquecido, por cerca de 10 minutos, ou até dourar levemente a superfície.
- Retire do forno e sirva em seguida
1. Se preferir, abra a massa e corte os palitinhos sobre uma folha de papel manteiga. Isso facilitará no momento de transferi-los para assadeira.
2. A pipoca, conhecida há mais de 6 mil anos, vem de um tipo de milho seco que estoura ao ser aquecido, em função da umidade presente dentro do grão.