PF DE CALABRESA
Receita testada e aprovada
por:
Ana Beatriz Pose
Especialista em Alimentos
Ingredientes
Feijão
- 1 xícara (chá) de feijão carioquinha, demolhado por 12 horas e escorrido
- 3 xícaras (chá) de água (600 ml)
- 1 sachê de Tempero SAZÓN® Marrom
- meia colher (chá) de SABOR A MI® sem Pimenta
- 2 colheres (sopa) de óleo
- 1 dente de alho espremido
- 1 gomo médio de linguiça calabresa defumada, cortada em rodelas
- 1 cebola média, em rodelas
- 1 xícara (chá) de farinha de mandioca torrada
- 1 colher (sopa) de margarina sem sal
- meia cebola média picada
- 1 dente de alho espremido
- 1 xícara (chá) de arroz
- 4 xícaras (chá) de água fervente (800 ml)
- meia colher (chá) de sal
- meia colher (chá) de AJI-NO-MOTO®
Modo de preparo
- Faça o feijão: em uma panela de pressão, coloque o feijão, a água, o Tempero SAZÓN® e o SABOR A MI®. Tampe a panela e cozinhe em fogo baixo, por 25 minutos, após o início da fervura. Desligue o fogo, espere a pressão ceder e abra a panela.
- Em uma frigideira grande, aqueça metade do óleo em fogo alto e refogue o alho por 1 minuto, ou até começar a dourar. Retire uma concha dos grãos do feijão cozido da panela e junte à frigideira, amassando-os com as costas da concha. Volte o refogado à panela de pressão e reserve aquecido.
- Enquanto isso, em uma frigideira grande, aqueça o óleo restante em fogo alto, junte a linguiça e frite por 5 minutos, até dourar. Retire a linguiça e reserve aquecida. Na mesma frigideira, coloque a cebola e frite em fogo alto, por 10 minutos, ou até dourar por todos os lados. Retire do fogo, junte a linguiça, misture e reserve.
- Prepare o arroz: em uma panela média, coloque a margarina e leve ao fogo alto para derreter. Junte a cebola e o arroz, e refogue por 1 minuto, ou até o arroz começar a dourar. Acrescente a água, o sal e o AJI-NO-MOTO®, e cozinhe em fogo médio e com a panela semitampada por 15 minutos ou até o arroz ficar “al dente”. Retire do fogo e sirva acompanhando do feijão, da linguiça acebolada e da farinha.
Se preferir, sirva com legumes cozidos ou couve refogada.