Selo testada e aprovada
Ícone de carregamento
CEVICHE
  • Tempero SAZÓN® Sabores do Nordeste
    Tempero SAZÓN® Sabores do Nordeste Comprar

CEVICHE


Receita testada e aprovada por: Marilia Zagato Especialista em Alimentos
Rende 6 porções

Ingredientes

  • 5 filés de peixe "Saint Peter", cortados em cubos pequenos (500 g)
  • 3 colheres (sopa) de suco de limão
  • 2 sachês de Tempero SAZÓN® Sabores do Nordeste
  • 1 pitada de sal
  • 1 lata de milho verde, escorrido (200 g)
  • meia cebola roxa pequena cortada em tiras finas (50 g)
  • 2 colheres (sopa) de salsa picada
  • 1 colher (sopa) de Azeite de Oliva TERRANO™

Modo de preparo

  1. Em uma tigela média, coloque o peixe, o suco de limão, o Tempero SAZÓN®, o sal, o milho, a cebola, a salsa e o Azeite TERRANO™.
  2. Misture delicadamente, cubra e leve à geladeira por 30 minutos, ou até o momento de servir.
 

Inspirado no melhor da culinária latino-americana, o ceviche é um prato saboroso que combina ingredientes marinados e um tempero marcante. Apesar de ser feito tradicionalmente com pescados, as receitas de ceviche foram se adaptando ao longo dos anos.

Saiba tudo sobre o ceviche: sua história, os melhores peixes, seus benefícios e, claro, receitas deliciosas para experimentar!

O que é ceviche?

O ceviche é um prato popular em toda a América Latina, que consiste no peixe cru marinado com suco de limão. A acidez do suco “cozinha” o peixe, tornando a carne opaca e firme. O ceviche pode ser temperado com sal, cebola, tomates, pimenta e só deve ser preparado com o peixe muito fresco.

Ah, e o melhor é que, ao longo do tempo, surgiram várias adaptações desse prato saboroso, incluindo ingredientes como banana-da-terra, manga e maçã verde, inclusive como substituição à proteína animal. Legal, né?

Qual é a origem do ceviche?

O ceviche tem origem peruana. O prato era originalmente preparado pelos nativos, que marinavam peixes com pimenta-aji no suco de uma fruta chamada “tumbo”. 

Porém, os ingredientes principais foram substituídos quando os espanhóis trouxeram limão e cebola ao Peru durante o período da colonização, dando origem à versão do prato que conhecemos hoje.

Hoje em dia, o ceviche faz parte do cardápio cotidiano dos peruanos, mas também é muito popular em festas e comemorações. Aliás, a UNESCO reconheceu o ceviche como um bem cultural imaterial e uma expressão da culinária peruana tradicional. Então, além do sabor marcante, o ceviche também é rico em história!

Quais são os melhores peixes para se fazer ceviche?

Para fazer ceviche, indicamos os peixes de consistência macia, como a tilápia e o salmão. A tilápia é um peixe de carne magra, suave e super versátil para o preparo do prato. Já o salmão, de carne rosada, adiciona um sabor mais marcante à marinada.

Lembramos que, além dos peixes, há opções de ceviche com frutos-do-mar e outros pescados, como camarão, lula e polvo. 

E se você não consome alimentos de origem animal, pode adaptar a receita com legumes ou frutas, por exemplo!

Como escolher o peixe para fazer ceviche?

Independentemente do peixe que você escolher, é essencial que ele seja fresco. Quanto mais fresco, melhor! Isso porque os pescados são consumidos crus, “cozidos” apenas pelo suco do limão.

Verifique a consistência, cor e textura do peixe. Atente-se também em relação ao cheiro, já que odores muito fortes podem indicar que o pescado não está próprio para consumo. Se possível, pergunte a procedência e certifique-se que o peixe é fresco.

Se for armazenado na geladeira, o peixe deve ser preparado e consumido em até 24 horas.

Quais são os benefícios do ceviche?

O ceviche permite incluir os peixes no cardápio de forma prática e saborosa. O prato favorece uma refeição leve e equilibrada. Vale lembrar, ainda, que os pescados são uma fonte proteica que podem contribuir para um estilo de vida mais saudável.

Outras receitas de ceviche 

Agora que você já sabe a história e os truques para acertar no preparo do peixe e da marinada, confira outras ideias de receita de ceviche para experimentar e trazer mais sabor à mesa.

Selecionamos receitas de ceviche com diferentes ingredientes pensando nos diversos gostos e paladares. Confira!

Ceviche guayas

Começando pelo ceviche guayas, ideal para quem gosta de receitas tradicionais. Preparado com tilápia, lula e polvo, é bem temperado com coentro e pasta de pimenta “aji amarillo”, usada na versão peruana original. É aquele prato autêntico para impressionar!

Que o ceviche é uma explosão de sabores, nós já sabemos, mas ele pode ficar ainda melhor com a adição de AJI-NO-MOTO®. O ingrediente realça o sabor dos ingredientes e traz o verdadeiro gosto umami à receita.

Ceviche de camarão

Esta receita de ceviche de camarão vai te surpreender! Além do fruto-do-mar, esse prato é composto por tilápia, cebola, rabanete, abacate, pimenta dedo-de-moça e uma variedade de legumes que proporcionam um ceviche colorido e sofisticado. Aqui, os pescados são marinados em suco de limão e tangerina. Fica divino!

E para acentuar o gostinho marcante do fruto-do-mar, adicione o Caldo em Pó SAZÓN® Camarão no momento de temperar. Ele dissolve fácil, não deixa pedaços e entrega sabor!

Ceviche mediterrâneo

O ceviche mediterrâneo é a definição de sabor e refrescância. Feito com camarões e lulas cozidas, é uma alternativa para quem não consome peixe cru. O prato é temperado com manjericão, especiarias e marinado no suco de limão.

Aqui, o toque especial fica por conta do AJI-NO-MOTO®, que destaca o sabor dos ingredientes de forma prática. É só adicionar com os outros temperos e sentir cada sabor!

Ceviche de salmão com maçã-verde

O ceviche de salmão com maçã-verde é uma ótima opção para quem prefere peixes de água salgada ou busca por uma alternativa mais sofisticada. O diferencial dessa receita está na fruta, que agrega um gostinho adocicado ao prato, além de frescor e crocância.

Outro destaque está no HONDASHI®, tempero à base de peixe bonito que destaca o sabor dos pescados. Adicione um sachê e aprecie a explosão de sabores!

Ceviche de legumes e banana-da-terra

O ceviche de legumes e banana-da-terra é a prova de que o prato de origem peruana se adapta a todos os paladares. Aqui, os pescados são substituídos por legumes, como abobrinha e cenoura. Além disso, contam com banana-da-terra, cebola e pimenta dedo-de-moça.

É superfácil de fazer: basta misturar todos os ingredientes e deixar pegar gosto na geladeira. Para um toque apimentado extra, conte com o Tempero SAZÓN® Sabores do Nordeste. É prático de usar e deixa as receitas ainda mais autênticas!

São tantas opções deliciosas de ceviche que fica até difícil escolher apenas uma receita para experimentar primeiro, né? 

Compartilhe com quem adora cozinhar e conte sempre com Ajinomoto para deixar as suas receitas mais práticas e saborosas!

Avaliações

Essa receita ainda não possui comentários.
Seja o primeiro a avaliar.