ALMOFADINHAS DE GALINHA
Receita testada e aprovada
por:
Lisiane Miura
Especialista em Alimentos
Ingredientes
Recheio
- 2 colheres (sopa) de Azeite de Oliva Extra Virgem TERRANO®
- meia cebola pequena picada
- 1 peito de frango pequeno, sem pele e sem osso, cozido e desfiado (300 g)
- 1 tomate médio picado
- 1 sachê de Caldo SAZÓN® Galinha
- 2 colheres (sopa) de salsa picada
Massa
- 4 batatas grandes, cozidas e espremidas (1 kg)
- 2 colheres (sopa) de manteiga sem sal, derretida
- 1 sachê de Caldo SAZÓN® Galinha
- 1 xícara (chá) de farinha de trigo (110 g)
- meia xícara (chá) de leite (100 ml)
- 1 xícara (chá) de farinha de rosca
Modo de preparo
- Faça o recheio: em uma panela grande, coloque o Azeite TERRANO® e leve ao fogo alto para aquecer. Junte a cebola e refogue por 3 minutos, ou até dourar. Acrescente o frango, o tomate e o Caldo SAZÓN®, e refogue por 5 minutos, ou até que o tomate comece a desmanchar. Retire do fogo, misture a salsa e reserve para esfriar.
- Prepare a massa: em uma tigela grande, coloque a batata fria, a manteiga, o Caldo SAZÓN® e a farinha de trigo, e misture até formar uma massa lisa e homogênea. Divida em 20 partes iguais e, com as mãos untadas, abra cada porção entre a palma das mãos, distribua o recheio e feche no formato de almofadinhas. Passe-as pelo leite e pela farinha de rosca.
- Frite as almofadinhas, aos poucos, em imersão rasa, por 8 minutos, virando na metade do tempo, ou até dourar. Escorra em papel-toalha e sirva em seguida.
1. É importante esperar a batata esfriar para misturar a farinha de trigo, pois a batata quente absorve mais farinha, deixando a massa pesada.
2. Por se tratar de uma massa mais delicada, a fritura rasa é mais recomendada do que por imersão. Para isso, em uma frigideira pequena, coloque 1 xícara (chá) de óleo e leve ao fogo alto para aquecer.
3. Se preferir, prepare na fritadeira elétrica. Disponha as almofadinhas na cestinha da fritadeira, previamente untada, pincele com óleo, e leve à fritadeira a 180 graus, preaquecida, por 20 minutos, virando na metade do tempo, ou até dourar.