Testada e aprovada
CUSCUZ PAULISTA

CUSCUZ PAULISTA

19/11/2024
Receita testada e aprovada por: Ana Beatriz Pose Especialista em Alimentos
Rende 8 porções

Ingredientes

  • 2 colheres (sopa) de óleo
  • 1 cebola média picada
  • meio pimentão vermelho picadinho
  • 2 latas de sardinha, escorridas
  • 1 lata de milho, escorrido
  • 2 colheres (sopa) de salsa picada
  • meia xícara (chá) de polpa de tomate (100 ml)
  • 2 xícaras (chá) de água (400 ml)
  • 1 sachê de Tempero SAZÓN® Verde
  • 1 colher (chá) de RECEITA DE CASA™ com Pimenta
  • 1 xícara (chá) de farinha de milho (100 g)
  • 1 tomate pequeno cortado em rodelas
  • 1 ovo cozido cortado em rodelas
Modo de preparo
  1. Em uma panela grande, coloque o óleo e aqueça em fogo médio. Acrescente a cebola e o pimentão, e refogue por cerca de 3 minutos, ou até eles murcharem.
  2. Junte a sardinha, o milho, a salsa, a polpa de tomate, a água, o Tempero SAZÓN® e o RECEITA DE CASA™ , e deixe por 10 minutos, ou até ferver. Coloque a farinha de milho de uma só vez, mexendo até secar e desprender da panela.
  3. Retire do fogo, passe para uma fôrma redonda de furo central (19 cm de diâmetro) untada. Decore com o tomate em rodelas e com os ovos, após isso deixe amornar.
  4. Desenforme o cuscuz e sirva em seguida.
Dica
A massa do Cuscuz Nordestino é preparada com farinha de milho, enquanto o Cuscuz Paulista é feito com diversos ingredientes.

Colorido e com uma montagem que chama atenção à mesa, o cuscuz paulista é um prato delicioso e aclamado no estado de São Paulo.

Com inspiração na culinária africana, essa receita passou por diversas mudanças ao longo dos anos e, hoje, além do popular cuscuz paulista de sardinha, é possível encontrar também o cuscuz paulista de frango, vegetariano, com atum e outras variações igualmente saborosas.

Além de ser apetitoso, o cuscuz de São Paulo também é um prato ideal para você que deseja variar o cardápio do dia a dia ou surpreender a família em datas comemorativas. Com ele, a sua mesa fica ainda mais alegre, festiva e cheia de sabores.

Para te ajudar, selecionamos algumas dicas de preparo e sugestões de receitas de cuscuz paulista criativas e inovadoras. Acompanhe!

Dicas para preparar um bom cuscuz paulista

Uma ajuda extra sempre é bem-vinda! Confira as nossas dicas e aprenda truques maravilhosos que vão fazer toda a diferença no momento de colocar a mão na massa e preparar uma deliciosa receita de cuscuz paulista.

Incorporando a farinha de milho para cuscuz paulista

Um dos ingredientes essenciais no cuscuz paulista é a farinha de milho. E aqui vai uma dica extra de preparo: para que todos os flocos da farinha de milho sejam incorporados à massa no momento do cozimento, é importante seguir mexendo a mistura no fogo com o auxílio de uma colher ou espátula.

Decoração do cuscuz paulista

Ao preparar o cuscuz, lembre-se de reservar os ingredientes que você vai utilizar na decoração e finalização do prato. Assim, seu cuscuz terá a clássica aparência de um cuscuz paulista e deixará todos com água na boca só de olhar.

Substituindo o peixe no cuscuz paulista de sardinha

Quer fazer um cuscuz paulista, mas não tem sardinhas disponíveis na geladeira? Uma dica prática é fazer a substituição por anchovas. Fica uma delícia!

Montando o cuscuz paulista

No momento de montar o cuscuz paulista simples, disponha a massa na forma untada e pressione-a com a ajuda de uma colher para que fique bem compactada. Esse procedimento vai ajudar a dar o formato do seu cuscuz da maneira correta.

Desenformando o cuscuz

Lembre-se de esperar o cuscuz paulista amornar para desenformar. Ele pode ser servido morno ou frio, e é uma ótima opção para o almoço, jantar ou lanche.

Cuscuz paulista: receitas criativas com legumes, frango, muçarela e mais!

Com sabor, suculência e muita versatilidade, o cuscuz paulista é um prato que consegue agradar diversos paladares. Tudo isso graças à possibilidade de encontrar tanto receitas de cuscuz paulista simples quanto mais elaboradas.

Veja as nossas dicas e surpreenda-se com as variações dessa iguaria!

Cuscuz Vegetariano

O cuscuz vegetariano é uma ótima receita tanto para introduzir mais vegetais na alimentação quanto para inovar com uma versão do prato rica em sabores e sem carne.

Para trazer o mix da salsa, cebola, alho, pimenta-vermelha e coentro para o preparo do cuscuz paulista, a receita conta com a ajuda extra do Tempero SAZÓN® Sabores do Nordeste. É uma opção prática que, além de agregar mais sabor ao prato, ainda acrescenta uma cor sem igual ao cuscuz. Fica lindo na hora de servir!

Cuscuz de Frango

Esta receita de cuscuz de frango é sinônimo de versatilidade para os seus encontros em família, e tudo isso se deve ao tamanho do cuscuz! A versão é feita em formas de empada e pode ser servida como entrada, acompanhamento ou lanche.

Com frango e o toque especial do Caldo SAZÓN® Legumes, esse cuscuz paulista tem tudo o que você precisa para deixar as reuniões em volta da mesa ainda mais saborosas.

Cuscuz Caipira

Você conhece o cuscuz caipira? Essa versão do cuscuz paulista é uma ótima sugestão para quem deseja comer um prato com um sabor especial de comida caseira ou está em busca de um cuscuz para festa junina.

O toque nordestino da receita fica por conta do Tempero SAZÓN® Sabores do Nordeste, uma opção prática e rápida que realça e complementa o sabor de diversos pratos salgados.

Cuscuz paulista com sódio reduzido

Este cuscuz paulista com sódio reduzido vai surpreender toda a sua família. Ele é apetitoso, colorido, úmido na medida certa e, graças ao AJI-NO-MOTO®, é um prato com sódio reduzido.

Pode confiar: todos vão adorar essa receita de cuscuz paulista de frango.

Agora que você já conhece todos os truques de preparo e a versatilidade do cuscuz, separe os seus ingredientes e surpreenda a sua família no almoço ou jantar!

Para encontrar outras receitas deliciosas, continue navegando no portal Sabores Ajinomoto. Além de cuscuz paulista, temos também o passo a passo de pratos como baião de dois, lasanha tradicional e polenta mole. Confira!

 

Avaliações

Essa receita ainda não possui comentários.
Seja o primeiro a avaliar.