


FOCACCIA RECHEADA COM BACALHAU
Receita testada e aprovada
por:
Lisiane Miura
Especialista em Alimentos
Ingredientes
- 1 tablete de fermento biológico (15 g)
- 1 xícara (chá) de água morna (200 ml)
- meio sachê de HONDASHI®
- 3 xícaras (chá) de farinha de trigo (330 g)
- 3 colheres (sopa) de óleo
Recheio
- 3 colheres (sopa) de Azeite de Oliva Extra Virgem TERRANO®
- 1 cebola grande cortada em rodelas
- 800 g de bacalhau, demolhado, aferventado e desfiado grosseiramente
- meio sachê de HONDASHI®
- meia xícara (chá) de tomate seco picado (50 g)
Modo de preparo
- Em uma tigela pequena, coloque o fermento e metade da água, e misture até dissolver.
- Em uma tigela grande, misture o HONDASHI® e a farinha de trigo, faça um buraco no centro, junte o fermento dissolvido e o óleo, e mexa, adicionando aos poucos o restante da água, até obter uma massa que desgrude das mãos. Transfira para uma superfície lisa e enfarinhada e sove até que a massa fique lisa e macia. Deixe a massa crescer, coberta com um pano de prato limpo, por 30 minutos, ou até dobrar de volume.
- Enquanto isso, faça o recheio: em uma panela média, aqueça 2 colheres (sopa) do Azeite TERRANO® em fogo alto e refogue a cebola por 2 minutos, ou até ficar transparente. Junte o bacalhau, o HONDASHI® restante e o tomate seco, e refogue por mais 2 minutos, ou até o tomate desmanchar. Retire do fogo e reserve.
- Divida a massa em 2 partes iguais e abra cada uma delas em um círculo de 24 cm de diâmetro. Disponha uma parte da massa em uma assadeira redonda média (25 cm de diâmetro), untada com óleo e espalhe o refogado de bacalhau. Cubra com a outra metade da massa, pincele com o Azeite TERRANO® restante, feche as laterais e deixe descansar por mais 10 minutos. Leve ao forno médio (200 graus), preaquecido, por 40 minutos, ou até dourar a superfície.
- Retire do forno e sirva em seguida.
1. para dar um toque diferente, antes de assar a focaccia, fure com as pontas dos dedos a superfície e espalhe ramos de alecrim.
2. para fazer o pré-preparo do bacalhau, deixe os 800 g do peixe de molho de um dia para o outro na geladeira, trocando a água pelo menos 4 vezes. Escorra, afervente-o em água abundante para depois desfiá-lo.