


SHIMEJI
Ingredientes
- 2 colheres (sopa) de manteiga sem sal
- 600 g de shimeji branco, separado
- 2 colheres (sopa) de Molho Shoyu Para Legumes e Verduras SATIS!®
- 2 colheres (sopa) de saquê culinário (mirin)
- 2 colheres (sopa) de cebolinha-verde picada
Modo de preparo
- Em uma panela média, coloque a manteiga e leve ao fogo alto para derreter. Junte o shimeji e refogue por 10 minutos, mexendo de vez em quando, ou até o líquido formado secar. Acrescente o SATIS!® e o saquê, e misture. Cozinhe por mais 5 minutos, ou até o cogumelo ficar macio.
- Retire do fogo, polvilhe com a cebolinha-verde e sirva em seguida.
O shimeji é um dos cogumelos mais consumidos entre os brasileiros. Além de ser delicioso e nutritivo, ele também é versátil e pode ser usado em diversas preparações salgadas, ampliando as nossas possibilidades na cozinha e agradando pessoas com gostos variados.
A forma mais comum de preparo do shimeji é refogado. Ele tem textura, formato e sabor únicos e são uma grande novidade em um primeiro contato.
Mas, de uma coisa temos certeza, vale muito a pena romper essa barreira, conhecer um pouco mais sobre esse alimento e se aventurar na cozinha testando pratos criativos e deliciosos.
O que é shimeji?
Existem dois tipos de shimeji, o branco e o preto. São cogumelos comestíveis pertencentes à categoria dos fungos.
O sabor é suave e difere um pouco entre eles, mas ambos ficam bons em várias receitas, combinando com massas, arroz, peixes, carnes e frutos-do-mar, além de terem um bom valor nutricional.
Qual é a diferença entre shitake e shimeji?
Tanto o shitake quanto o shimeji são cogumelos comestíveis. Ambos estão entre as espécies mais cultivadas no Brasil. As grandes diferenças entre eles estão no formato, no sabor, no uso e na forma de cultivo.
O shitake tem um formato semelhante a um chapéu. Sua coloração é castanho-escura, a polpa é firme e o sabor é mais intenso do que o shimeji, com variações de acordo com o cultivo. Ele combina com preparos de sabor mais forte, como a carne bovina.
Já o shimeji tem uma aparência semelhante a uma pequena árvore com haste curta e diversos cachos. Sua coloração pode ser branca ou preta e o seu sabor é mais suave. Ele pode ser o ingrediente principal do prato e também combina com preparações mais suaves como massas, peixes etc..
8 receitas especiais com shimeji
Que tal conferir diversas dicas de receitas com shimeji? Veja as nossas sugestões e varie o cardápio com garantia de sabor, equilíbrio e muitos benefícios para a alimentação de toda a família!
1. Macarrão com shimeji e sódio reduzido
Este macarrão com shimeji e sódio reduzido é prova de que é possível fazer uma receita surpreendente com poucos ingredientes!
Aqui, o toque especial do prato fica por conta do Molho Shoyu Para Legumes e Verduras SATIS!®, perfeito para o preparo de pratos vegetarianos.
2. Quiche de shimeji
Ideal para os finais de semana ou para as recepções de amigos e familiares, a quiche de shimeji é um prato suculento e delicioso.
Nessa receita, contamos com a ajuda do HONDASHI®, com aroma e sabor que combinam perfeitamente com o shimeji e deixa seus preparos muito especiais. Sua quiche surpreenderá a todos!
3. Capeletti com shimeji de papelote
Shimeji e massa, uma combinação deliciosa e livre de erros! Neste capeletti com shimeji de papelote, temos um preparo diferenciado e muito prático feito com papel alumínio.
Para deixar tudo ainda mais saboroso, temos um ingrediente especial: o Caldo em pó SAZÓN® Legumes, que por ser em pó se dissolve fácil, não deixa pedacinhos na massa e tem 0% gordura. Com ele, suas receitas ficam ainda mais práticas e saborosas.
4. Arroz cremoso com shimeji
Quer variar o preparo do arroz no dia a dia de um jeito descomplicado? Experimente essa receita de arroz cremoso com shimeji e surpreenda-se com a explosão de sabores do prato!
Para agregar ainda mais sabor à receita, contamos com a ajuda do HONDASHI®, um tempero que garante o sabor autêntico de peixe às preparações e pode ser utilizado em receitas variadas!
5. Gomoku takikomi gohan
O gomoku takikomi gohan é um prato de origem japonesa à base de arroz temperado, além de cogumelo, legumes e carne, frango ou peixe.
Aqui, temos o Molho Shoyu Tradicional SATIS!®, um ingrediente versátil, já que também pode ser usado no preparo de receitas com carnes bovinas, suínas, aves e peixes grelhados, assados ou cozidos.
6. Sukiyaki
O sukiyaki é um prato que chama atenção pelo mix entre o adocicado e o salgado. É uma ótima dica de receita com shimeji para você que deseja se aventurar na cozinha e testar pratos novos e cheios de sabor.
Além de ingredientes deliciosos e diferenciados, essa receita também conta o HONDASHI®, um tempero feito à base de peixe-bonito que pode ser usado em diversos tipos de pratos, deixando seus preparos mais atraentes e com um toque caseiro.
7. Espaguete com cogumelos
Está em busca de uma receita vegetariana com shimeji para o almoço de domingo? O espaguete com cogumelos é a escolha perfeita!
Para agregar ainda mais sabor à receita, contamos com o Molho Shoyu Para Legumes e Verduras SATIS!®, que pode ser usado no preparo de diversos pratos, oferecendo cor e deliciosidade para os preparos!
8. Polenta mole com cogumelos
Uma boa polenta sempre é bem-vinda! Nesta receita de polenta mole com cogumelos temos um mix de sabores e texturas que promete deixar todos à mesa com água na boca.
Aqui, contamos com dois segredos especiais! O primeiro está no recheio que tem a junção dos cogumelos paris e shimeji. Já o segundo, está na polenta feita com o Caldo em Pó SAZÓN® Legumes, que oferece um delicioso e intenso sabor de legumes à receita.
Com todas essas dicas de receitas com shimeji, temos certeza de que ficará mais fácil se aventurar na cozinha e testar novas possibilidades, tanto para o cardápio do dia a dia quanto para os finais de semana. Conte com os produtos Ajinomoto® para transformar seus preparos!