


PAVÊ DE PANETONE
Receita testada e aprovada
por:
Lisiane Miura
Especialista em Alimentos
Ingredientes
- 1 gema
- 1 colher (sopa) de margarina sem sal
- 1 xícara (chá) de açúcar
- 4 colheres (sopa) de amido de milho
- 3 xícaras (chá) de leite (600 ml)
- 1 sachê de MID® Baunilha com limão
- 6 xícaras (chá) de panetone desfiado (300 g)
- 2 xícaras (chá) de sorvete de chocolate (240 g)
Modo de preparo
- Prepare o creme: em uma panela média, coloque a gema, a margarina, o açúcar e o amido de milho, previamente dissolvido no leite, e cozinhe em fogo alto, por 3 minutos, mexendo sem parar, ou até encorpar. Retire do fogo, junte o MID®, misture bem e espere esfriar.
- Em um refratário médio, intercale camadas com metade do creme, metade do panetone, o sorvete, o panetone restante e finalize com o restante do creme. Cubra com plástico filme e leve ao congelador por 3 horas.
- Sirva em seguida.
Para que fique mais fácil de espalhar o sorvete, deixe-o fora do congelador durante o preparo do creme.
Prepare-se para transformar uma sobremesa clássica de Natal em uma delícia criativa e irresistível: o pavê de panetone! Essa une o sabor tradicional do panetone com a cremosidade e o charme do pavê, resultando em uma combinação perfeita para as festas de fim de ano.
Qual é a origem do nome “pavê”?
O pavê é uma sobremesa sofisticada e versátil, que traz consigo um toque da culinária francesa. A palavra vem de “pavé”, que em francês significa “pavimento de pedra”, referindo-se ao formato quadrado ou retangular em que tradicionalmente é servido. Assim como um pavimento, o pavê se destaca por suas camadas, combinando sabores e texturas irresistíveis.Quais são as alternativas de base para pavê?
Essa receita foi pensada para ter o panetone como base, mostrando a versatilidade do pavê e, claro, variando o seu preparo. Fica uma delícia! No entanto, as bases mais tradicionais para esse prato são:- bolacha tipo maisena;
- biscoito champanhe;
- bolo.