
Simbologias da Festa Junina
Datas para não esquecerAs Festas Juninas são cheias de ícones e elementos característicos. Todos eles têm uma razão de existir e simbolizam algo para a comemoração. Você sabia disso?
A quadrilha, por exemplo, veio dos salões da corte francesa, onde recebia o nome de “quadrille”. Na época da colonização do Brasil, os portugueses trouxeram essa dança, bem como seus principais elementos: os vestidos lindos e rodados que representavam as riquezas da corte e os passos puxados na língua francesa (anarriê, avancê, tour etc.).
O casamento caipira é uma sátira aos casamentos tradicionais, onde a noiva se casa grávida obrigada pelo pai, e o noivo aparece bêbado na cerimônia e, claro, tenta fugir várias vezes.
A fogueira simboliza a proteção contra os maus espíritos que atrapalhavam as plantações. A festa realizada em volta da fogueira é para agradecer pelas fartas colheitas. Além disso, como a festa é realizada num mês frio, serve para aquecer e unir as pessoas ao seu redor. Cada santo tem uma fogueira - sendo a quadrada de Santo Antônio, a redonda de São João e a triangular, de São Pedro.
Os balões juninos indicam o início das festividades mas foram criados para reverenciar os santos da festa, agradecendo pela realização dos pedidos - normalmente relacionados ao namoro e ao casamento - onde as pessoas encontram seus pares românticos.
As simpatias proporcionam aos convidados maior sorte no amor. Os santos juninos são conhecidos como santos casamenteiros, mas Santo Antônio é o mais célebre deles.
Muito curioso, né? Agora você já sabe o porquê de preparar tudo com carinho. Avancê...
Fonte: Brasil Escola