POLENTA MOLE
Ingredientes
Polenta
- 5 xícaras (chá) de água (1 L)
- 1 xícara (chá) de fubá pré-cozido (130 g)
- 1 sachê de Tempero SAZÓN® Laranja
- 1 colher (chá) de sal
Molho
- 1 colher (sopa) de óleo
- 1 dente de alho espremido
- meia cebola pequena picadinha (50 g)
- 2 xícaras (chá) de polpa de tomate (400 ml)
- 1 pitada de sal
- Faça a polenta: em uma panela grande, coloque a água, o fubá, meio sachê de Tempero SAZÓN® e o sal, e leve ao fogo alto para ferver. Cozinhe, mexendo sempre, por 5 minutos, ou até encorpar. Retire do fogo, transfira para um refratário pequeno e mantenha aquecido.
- Prepare o molho: em uma panela média, coloque o óleo e leve ao fogo médio para aquecer. Junte o alho e a cebola, e refogue por 2 minutos, ou até a cebola murchar. Acrescente a polpa de tomate, o Tempero SAZÓN® restante e o sal, e espere ferver.
- Retire do fogo, regue a polenta e sirva em seguida.
Inspirada no melhor da culinária italiana, a polenta é conhecida pela textura cremosa e sabor suave. Sua versatilidade a torna um acompanhamento perfeito de uma variedade de pratos, desde molhos e ensopados até pratos com carne.
Feita com farinha de milho, a polenta mole se destaca quando o assunto é cremosidade. Além disso, há diferentes modos de preparo para você incluir a polenta no cardápio de várias formas: com molhos, com carne e até mesmo frita.
Como surgiu a polenta?
A polenta surgiu na região norte da Itália e, tradicionalmente, é preparada com farinha de milho amarela, cozida na água quente.
No entanto, antes da chegada do milho na Europa, a polenta tinha uma cor mais escura, pois era feita a partir de outros grãos e cereais, como o trigo.
Aliás, durante o Império Romano, a polenta era um alimento comum entre camponeses e soldados, pois eles recebiam porções de grãos, que eram transformados em polenta.
Qual é a diferença entre angu e polenta?
Como vimos no tópico anterior, a polenta é inspirada na culinária italiana. Porém, antes dos imigrantes da Itália chegarem ao Brasil, o angu já era conhecido por aqui.
Apesar de ambos serem feitos à base de milho, o angu é preparado com fubá — farinha de milho bem moída — enquanto a polenta pode ser feita com a farinha de milho em flocos maiores.
Ah, e o angu é sempre cremoso. Já a polenta pode ser adaptada para outras texturas (frita, assada etc.) Além disso, há uma diferença histórica e cultural: o angu tem raízes africanas, e a polenta veio da Europa.
Por esse motivo, em algumas regiões do Brasil, como na Bahia e no Rio de Janeiro, o angu é mais conhecido. Em outros estados, a polenta é mais popular, mesmo que, na prática, haja pouca diferença entre eles.
12 receitas de polenta para variar seu cardápio
Agora que você já conhece as origens da polenta, veja como adicionar esse prato cremoso e versátil no cardápio e garantir refeições deliciosas!
Temos sugestões para todos os gostos e momentos: almoços especiais em família, aperitivos da tarde, jantares completos e muito mais!
1. Polenta especial
A polenta especial é sinônimo de cremosidade. Com ingredientes especiais, como calabresa e molho de tomate, essa receita ganha sabor extra.
Para acertar no tempero, recomendamos o Tempero SAZÓN® Laranja. Além de realçar o sabor, ele destaca a cor magnífica da polenta e do molho!
2. Polenta frita com parmesão
Para uma porção saborosa, experimente a polenta frita com parmesão! É cremosa por dentro e crocante por fora. Para uma versão sem óleo, é possível fazer a polenta frita na air fryer.
Com Tempero SAZÓN® Sabores do Nordeste, você proporciona um toque apimentado ao seu aperitivo. É só misturar e aproveitar!
3. Polenta na panela de pressão
Quer saber como fazer polenta cremosa? Prove essa receita de polenta na panela de pressão! Ela ganha consistência em poucos minutos, perfeita para aqueles dias de correria.
Para um sabor especial, adicione Tempero SAZÓN® Amarelo e finalize com manteiga. É de desmanchar na boca!
4. Polenta com linguiça
Em busca de uma refeição caprichada para os finais de semana? Experimente a polenta com linguiça. Ela rende muito, ideal para quem tem uma família grande!
Para mais praticidade na cozinha e, claro, um tempero apimentado especial, conte com SABOR A MI® com Pimenta. Fica irresistível!
5. Polenta com rúcula e queijo branco
Apesar da origem simples, atualmente a polenta compõe cardápios mais sofisticados, como é o caso dessa polenta com rúcula e queijo branco. É para impressionar naquele almoço ou jantar especial.
Para mais cremosidade e um sabor amanteigado, acrescente margarina e Tempero SAZÓN® Amarelo, que realça o sabor dos legumes.
6. Polenta com frango caipira
A combinação de polenta com frango caipira já se tornou um clássico. Aliás, a cremosidade da polenta é uma ótima base para o frango suculento.
Realce o sabor autêntico dessa receita com Tempero SAZÓN® Verde, pensado especialmente para carne de frango. Você apreciará o gostinho da comida preparada em casa!
7. Coxinhas de frango com polenta
Se você não tiver acesso ao frango caipira, dá para adaptar a receita tradicional e apostar nas coxinhas de frango com polenta! É um prato caprichado para uma refeição completa e equilibrada.
Adicione Caldo SAZÓN® Galinha para intensificar o sabor do frango. Dissolve fácil e não deixa pedacinhos no molho nem na polenta!
8. Polenta com ragu
Outra combinação clássica do cardápio brasileiro é a polenta com ragu, feita tradicionalmente com pernil suíno. Fica divina servida com arroz branco.
Para essa receita, recomendamos o Tempero SAZÓN® Amarelo para uma polenta cremosa e cheia de sabor.
9. Polenta com ragu de moela
Para uma versão mais econômica, aposte na polenta mole com ragu de moela. É fácil de fazer e rende um prato completo, de textura encorpada.
Acrescente Tempero SAZÓN® Toque de Alho e deixe a carne ainda mais apetitosa. Fica pronta em poucos minutos e destaca o sabor na medida certa!
10. Polenta mole com cogumelos
A polenta mole com cogumelos é ideal para quem segue uma dieta vegetariana ou está em busca de uma refeição sofisticada sem carne.
Para destacar o sabor dos ingredientes, adicione Caldo SAZÓN® Legumes. É prático e dissolve rápido! Além disso, realça a cor da polenta, deixando o prato ainda mais apetitoso.
11. Escondidinho de polenta
Se você já está cansada da mesma receita de sempre, experimente esse escondidinho de polenta com carne moída. Não tem massa mais macia e cremosa!
Com Caldo SAZÓN® Bacon Defumado, seu escondidinho ficará irresistível. Finalize com queijo e bom apetite!
12. Bem-casado de polenta
Em busca de novas receitas para variar o cardápio? Experimente o bem-casado de polenta. Crocante por fora, desmancha na boca e é uma ótima opção de entrada.
Aqui, o segredo é o Tempero SAZÓN® Laranja, que dá sabor na medida certa, proporcionando uma polenta suave e cremosa.
Já conhecia toda essa versatilidade da polenta? Agora você tem diversas receitas para testar e aproveitar o melhor da cremosidade!
Conheça nossa linha completa de Caldos e Temperos SAZÓN® para deixar os seus pratos com molhos mais suculentos e saborosos. É sabor em um instante!