Selo testada e aprovada Ícone de carregamento
MOQUECA DE PEIXE
  • Tempero SAZÓN® Sabores do Nordeste
    Tempero SAZÓN® Sabores do Nordeste Comprar
  • Azeite de Oliva Extra Virgem TERRANO®
    Azeite de Oliva Extra Virgem TERRANO® Comprar

MOQUECA DE PEIXE


Receita testada e aprovada por: Ana Beatriz Pose Especialista em Alimentos
Rende 6 porções

Ingredientes

  • 1 kg de postas de cação, cortadas ao meio
  • 1 sachê de Tempero SAZÓN® Sabores do Nordeste
  • 2 e meia colheres (sopa) de suco de limão
  • meia colher (sopa) de Azeite de Oliva Extra Virgem TERRANO®
  • 2 tomates médios cortados em rodelas finas
  • 1 cebola pequena, em rodelas finas
  • 1 pimentão verde pequeno, em rodelas finas
  • meia colher (chá) de sal
  • 1 vidro de leite de coco (200 ml)
  • 1 colher (sopa) de azeite de dendê

Modo de preparo

  1. Em uma tigela média, coloque as postas de peixe, o Tempero SAZÓN® e o suco de limão, e misture. Cubra com filme-plástico e deixe tomar gosto na geladeira, por 30 minutos.
  2. Em uma panela média, coloque o Azeite TERRANO® e leve ao fogo médio para aquecer. Junte metade das rodelas de tomate e refogue rapidamente. Adicione o peixe e deixe cozinhar, em fogo alto, com a panela semitampada por 5 minutos, ou até que mude de cor. Vire as postas cuidadosamente e disponha, em camadas, as rodelas de tomate restantes, a cebola e o pimentão.
  3. Acrescente o sal, regue com o leite de coco e o azeite de dendê, e deixe cozinhar, em fogo médio, com a panela semitampada por 20 minutos, ou até que o peixe esteja cozido.
  4. Retire do fogo e sirva em seguida, acompanhado de arroz branco.
Dica
1. Após virar as postas durante o cozimento, não mexa mais, para que elas não desmanchem. 2. Substitua o cação por pescada amarela, garoupa, surubim ou tucunaré.

Poucas receitas são tão ricas em sabor e história quanto uma boa moqueca de peixe. O prato é famoso em diversas regiões do Brasil e combina uma série de ingredientes saborosos, como os pescados, legumes, ervas e, claro, o leite de coco.

Pode até parecer um prato complexo e cheio de ingredientes especiais, mas garantimos que é mais fácil de fazer do que você imagina. Além disso, as receitas de moqueca de peixe que selecionamos mostram que dá para adaptar de acordo com o gosto de cada um.

A seguir, descubra as origens desse prato, entenda a diferença entre a moqueca capixaba, paraense e baiana, tire suas dúvidas sobre qual peixe utilizar e confira 6 receitas diferentes de moqueca para experimentar já. É de dar água na boca!

Qual a origem da moqueca? 

A moqueca é conhecida mundo afora, mas você sabia que ela tem raízes bem brasileiras? Aliás, ela está diretamente ligada com a nossa história, já que combina o leite de coco (na versão baiana), ingrediente trazido pelos portugueses, e o azeite de dendê, introduzido pelos povos africanos.

E quem diria que essa combinação de ingredientes tão diferentes daria certo, não é mesmo? O resultado é um delicioso ensopado de peixe com legumes e muito sabor: a tradicional moqueca de peixe!

Qual a diferença entre a moqueca baiana, capixaba e paraense?

Ao longo dos anos, cada região brasileira foi adaptando a receita e, hoje, as mais conhecidas são a moqueca baiana, capixaba e paraense. Conheça as particularidades de cada uma delas.

Moqueca baiana

Tem como ingredientes essenciais o azeite de dendê (óleo extraído de palmeiras conhecidas como dendezeiros) e o leite de coco. Em geral, é finalizada com coentro e servida acompanhada de arroz e farofa.

Moqueca capixaba

Já no Espírito Santo, o prato é preparado com azeite de oliva e urucum, que dá a coloração característica e apetitosa do prato. É servida com arroz branco e pode ser acompanhada de pirão.

Moqueca paraense

Na região Norte do Brasil, as receitas incluem derivados da macaxeira, como o tucupi e a goma de mandioca. 

Além disso, as moquecas paraenses costumam ser preparadas com peixes típicos da região e algumas contam com jambu, erva conhecida pela sensação dormente que causa na boca.

Essas variações regionais mostram quanto a culinária brasileira é diversa e como qualquer prato pode ser adaptado. Qual dessas versões você vai experimentar primeiro? 

Quais os tipos de peixe para fazer moqueca? 

Afinal, qual peixe usar para fazer moqueca? Para ensopados, recomendamos os peixes de carne mais firme e com couro, como o cação, pois eles continuam inteiros, mesmo após o processo de cozimento lento.

Os de carne macia, como o namorado, também podem ser utilizados, mas eles podem desmanchar com mais facilidade. Além dessas duas opções, o badejo, robalo, dourado e garoupa também são ótimos para uma boa moqueca.

No geral, os peixes possuem cozimento rápido e, para evitar que desmanchem no preparo, deixe-os cozinhando pelo tempo indicado nas receitas e evite mexer muito durante o cozimento.. 

Ah, e para uma versão mais econômica de moqueca, você pode investir em pescados mais acessíveis, como a sardinha.

Outras receitas de moqueca

Agora que você já sabe tudo sobre a história e as particularidades das moquecas de cada região, vamos para a melhor parte? A seguir, confira ideias de receita de moqueca de peixe e sugestões para adaptar de acordo com o seu paladar. Você vai se surpreender!

Moqueca baiana

Moqueca baiana

Começando pela clássica moqueca baiana, prática e muito saborosa. Essa é uma receita de moqueca de peixe fácil, de apenas uma panela, que leva leite de coco e o azeite de dendê, responsáveis pelo sabor único do prato.

O diferencial está no cação temperado com HONDASHI®, tempero à base de peixe que destaca ainda mais o gostinho de pescado. É uma delícia!

Moqueca capixaba

Moqueca capixaba

Outra opção prática e saborosa é a moqueca capixaba, que não conta com leite de coco, nem azeite de dendê. Fica pronta em poucos minutos e é o prato perfeito para servir em ocasiões especiais, como um almoço em família.

Além do urucum, que dá a cor característica do prato, essa moqueca capixaba também conta com o Azeite de Oliva Extra Virgem TERRANO®. Irresistível!

Moqueca de sardinha

Moqueca de sardinha

A moqueca de sardinha é a pedida ideal para quem busca uma receita de moqueca de peixe simples. Leva um pescado mais acessível, mas é igualmente saborosa e bem colorida!

Para conferir um toque especial apimentado e autêntico à sua moqueca, conte com o Tempero SAZÓN® Sabores do Nordeste. Finalize com leite de coco e bom apetite!

Moqueca de banana-da-terra

Moqueca de banana-da-terra

Agora, que tal uma moqueca sem peixe? Se você adora a mistura de sabores do ensopado, mas busca uma alternativa vegetariana, experimente essa receita de moqueca de banana-da-terra!

Esse prato combina o Azeite de Oliva TERRANO® e o leite de coco. Ah, e com Caldo em Pó SAZÓN® Camarão você não precisa abrir mão do sabor do pescado. O ingrediente entrega o sabor da receita e dissolve fácil!

Moqueca de ovos

Moqueca de ovos

Para quem quer economizar ou deseja substituir os pescados, temos a moqueca de ovos. Combinando diferentes legumes de sabores marcantes, como o pimentão e a cebola, essa moqueca é fácil de fazer e ideal para trazer variedade ao cardápio.

Além do leite de coco, essa receita conta com o Tempero SAZÓN® Sabores do Nordeste, que confere mais sabor, além de um toque apimentado para a moqueca.

Moqueca de cação com banana-da-terra

Moqueca de cação com banana-da-terra

Se você gosta de testar receitas diferentes, precisa conhecer essa deliciosa moqueca de cação com banana-da-terra. Combinando o Azeite de Oliva TERRANO® da moqueca capixaba com o leite de coco da receita baiana, esse prato é uma verdadeira explosão de sabores!

Para completar, só fica melhor com HONDASHI®, tempero à base de peixe bonito que reúne cor, aroma e sabor, dando aos seus pratos um toque muito especial!.

Agora que você já sabe como fazer moqueca de peixe usando diferentes ingredientes e tipos de pescados, é só escolher uma receita e experimentar já! Temos certeza que você vai surpreender a todos! Ah, e para um toque especial aos seus pratos, conheça nossa linha completa de produtos Ajinomoto®. Gostou da receita? Não esqueça de deixar a sua avaliação abaixo.

Avaliações

Essa receita ainda não possui comentários.
Seja o primeiro a avaliar.