Saiba como sua mudança de hábito pode auxiliar na alimentação de toda família

Fazer com que os filhos se alimentem bem é uma das principais preocupações dos pais. Mas de nada adianta querer que as crianças comam verduras, frutas e legumes se os próprios pais não costumam dar o exemplo.

Pois saiba que sua mudança de hábito pode auxiliar na alimentação de toda a família, especialmente das crianças. Para isso, o primeiro passo é incluir uma variedade maior de alimentos no seu prato, como legumes, folhas e frutas.

Veja, a seguir, 6 dicas para mudar seus hábitos e, assim, auxiliar na alimentação das crianças e de toda a família.

1. Dê o exemplo

Crianças costumam prestar atenção nos adultos e imitá-los. Portanto, se alimentar de forma correta é um exemplo que você pode dar para seu filho.

Afinal, como pedir à criança para comer beterraba e couve, ou outros vegetais e frutas, se os pais não têm o hábito de consumir esses alimentos?

2. Varie as preparações

Montar um cardápio variado ajuda a atiçar a curiosidade das crianças para alimentos novos. Introduza legumes e frutas da estação na alimentação de toda a família. Misture os alimentos preferidos das crianças com outros que elas ainda não conhecem.

3. Monte pratos bonitos

Já ouviu a expressão “comer com os olhos”? Isso significa que se você fizer pratos bonitos e coloridos, a refeição de toda a família pode se tornar muito mais prazerosa.

4. Leve as crianças para a cozinha

Quanto mais você envolver as crianças no preparo dos alimentos, tomando todos os cuidados necessários, mais elas vão ficar empolgadas para experimentar novos alimentos. Além disso, a participação na cozinha estimula a criatividade e a organização.

5. Estabeleça horário para as refeições

Criar uma rotina é importante para o desenvolvimento dos pequenos. Tente estabelecer horários para o café da manhã, o almoço e o jantar e evite variá-los.

6. Faça da refeição um momento agradável

Se é difícil reunir a família em todas as refeições, escolha pelo menos uma para a reunião familiar e torne esse momento agradável e divertido. Que tal o café da manhã?

7. Nada de forçar

Se você não gosta de banana, não é preciso comer a fruta para mostrar às crianças seus benefícios. Ofereça a banana e se eles perguntarem por que você não vai comer, diga que prefere maçã ou mamão.

Se seu filho rejeitar um alimento, não force, mas seja persistente e paciente. Os especialistas dizem que é preciso oferecer o alimento recusado oito vezes, no mínimo, para se ter certeza de que a criança realmente não gosta dele.

Gostou das nossas dicas? Mudar seus hábitos alimentares, ou reforçar suas boas escolhas, é uma forma de estimular toda a família a comer melhor.

E isso fará toda a diferença, especialmente para as crianças, que estão ainda conhecendo os alimentos.