
Dicas para seu filho comer bem
Nutrição do dia a diaSeparamos algumas dicas interessantes para estimular que seu filho coma melhor.
- Misturar alimentos não é bater tudo junto em uma pasta sem cor nem gosto definido. É importante deixar a criança entrar em contato com sabores variados e aprender a diferenciá-los. Mesmo em uma sopa feita com vários legumes, escolha a cada vez um que será predominante, na cor e no sabor: cenoura, beterraba, mandioquinha etc.
- Incremente a massa da panqueca com espinafre, coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata até ficar homogêneo. Visualmente fica mais atrativo e mais saboroso.
- Inclua nas refeições comidas que a criança pode pegar com as mãos: cenoura baby, tomate-cereja, espiga de milho, hortaliças cortadas em palito entre outros. Isso ajuda a criança explorar formas e sabores diferentes, estimulando a criatividade.
- Não cozinhe demais os legumes. Quando estão crocantes, além de serem mais interessantes visualmente, porque mantêm a forma e as cores ficam mais vivas, eles são também muito mais saborosos.
- Brincar com a apresentação do prato não significa esconder algum tipo de alimento. Chuchu é chuchu, tomate é tomate, mesmo que eles sejam, por exemplo, apresentados em forma de flor.
- Nenhum alimento é insubstituível. Seu filho não come cenoura? Ofereça abóbora, mamão ou outros vegetais amarelos e alaranjados, e as fontes de vitamina A estão garantidas.
- Deixe seu filho participar do preparo da alimentação. Todas as crianças gostam de brincar. Fazer com que o preparo do prato se torne uma grande brincadeira pode ser bem interessante para que ele se anime com os alimentos.
- Deixe seu filho sentir o aroma de algumas ervas como o alecrim, tomilho, salsa, cebolinha... Assim você estimula o pequeno conhecer novos aromas e gostos.