
Culinária e Entretenimento do Brasil: Região Norte
Cozinhar faz bem
A culinária da região norte do Brasil tem uma forte influência indígena. Por isso, o grande consumo de mandioca, seja ela na forma de farinha/farofa ou misturada aos molhos de peixe que dão origem ao pirão.
No Estado do Amazonas a gastronomia é elaborada à base de peixes, em especial na forma de caldeiradas. Destacando-se o pirarucu e o tucunaré.
Já no Estado do Pará, é obrigatório o famoso “tucupi”, caldo de cor amarela extraído da mandioca brava e muito utilizado como ingrediente básico em comidas típicas da região, como: o pato no tucupi e o tacacá. Na maioria dos pratos é comum encontrar, além do tucupi, temperos como cheiro-verde (coentro), chicória, maniva e pimentas.
Outro alimento muito consumido no Pará é o açaí. Que diferente da maioria das regiões é apreciado sem ser adoçado e servido acompanhando da farinha de mandioca.
No Tocantins, a culinária sofreu influência indígena, portuguesa, paulista e mineira. Por isso, encontramos neste Estado uma diversidade de pratos, como: o arroz com pequi, o feijão tropeiro, a galinhada, o peixe na telha, entre outros.
Além disso, a região norte também é conhecida pela grande quantidade e variedade de frutas (cupuaçu, açaí, graviola, muruçi, taperebá) que podem ser consumidas in natura ou na forma de doces, sorvetes, balas e bombons.
Falando em balas e bombons, você sabia que uma das brincadeiras que as crianças mais gostam surgiu na região Norte? Isso mesmo, o “esconde-esconde” teve início em Roraima e hoje acabou se espalhando por todo o Brasil.
Depois dessas dicas, que tal reunir seus filhos, preparar uma receita do Norte e brincarem juntos? Entretenimento em família!
Conheça também a culinária da região Sul!