
Alimentação equilibrada
Nutrição do dia a diaCerca de 20% das pessoas sofrem com prisão de ventre (intestino preso), sendo que a incidência é o dobro em mulheres. É provável que isso ocorra devido aos efeitos do estrogênio (hormônio feminino), entretanto o mecanismo exato como isso ocorre ainda não está estabelecido.
A prisão de ventre aumenta a incidência de vários problemas de saúde, como câncer de intestino, diverticulite (inflamação da parede do intestino), hemorroidas e fístula anal. Além disso, quando o intestino não funciona direito, ocorre mal-estar, desconforto, a barriga fica dilatada e pode ficar dolorida.
Somente uma alimentação equilibrada, rica em fibras e à base de muita água pode estimular de forma natural o funcionamento do intestino. Confira dez alimentos que vão ajudar:
Mamão - É aconselhável ingerir mamão diariamente, pois ele possui enzimas que digerem proteínas, o que facilita a digestão, além de conter fibras.
Ameixa - Para quem sofre de prisão de ventre o recomentado é consumir cerca de cinco unidades de ameixas secas por dia. Podendo também hidratá-las e tomar na forma de suco.
Linhaça - A linhaça possui grande quantidade de fibras alimentares que podem ajudar a combater a prisão de ventre e diminuindo o risco de hemorroidas e diverticulite, além de contribuir para aumentar a sensação de saciedade.
Aveia - A aveia é um cereal altamente nutritivo, rico em fibra solúvel que auxilia no bom funcionamento do intestino e pode ajudar a diminuir os níveis de colesterol no sangue.
Soja - Suas fibras ajudam no funcionamento do intestino e na redução dos níveis de glicose no sangue de diabéticos.
Iogurte - Eficiente por conter em sua composição os famosos lactobacilos, responsáveis por estimular a proliferação de bactérias benignas no intestino.