


MACARRÃO À CARBONARA
Receita testada e aprovada
por:
Marilia Zagato
Especialista em Alimentos
Ingredientes
- 1 colher (sopa) de manteiga sem sal
- 1 xícara (chá) de bacon bem picado, frito e escorrido
- meio pacote de macarrão tipo espaguete cozido “al dente” (250 g)
- meia colher (chá) de sal
- meia colher (chá) de AJI-NO-MOTO®
- 1 pitada de pimenta-do-reino
- 1 ovo batido
- 1 xícara (chá) de creme de leite fresco (200 g)
- 3 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado
Modo de preparo
- Em uma panela média, coloque a manteiga e leve ao fogo médio para derreter. Junte o bacon frito, o macarrão, o sal, o AJI-NO-MOTO® e a pimenta-do-reino.
- Acrescente o ovo, misturando bem, e adicione o creme de leite. Mexa e retire do fogo.
- Polvilhe com o queijo parmesão ralado e sirva em seguida.
1. Ao cozinhar o macarrão, sempre verifique o tempo de cozimento indicado na embalagem. 2. O espaguete à carbonara é um prato popular da cozinha italiana que possui diversas variações. A receita mais clássica leva apenas 4 ingredientes no molho: “guanciale” (bochecha do porco), ovos, queijo pecorino e pimenta-do-reino. 3. Para que o macarrão não grude, escorra-o da água do cozimento e misture ao molho antes que ele esfrie. 4. Se você preferir um prato diferente, substitua o bacon por calabresa bem picadinha e o parmesão, por muçarela. Leve ao forno para gratinar.
O macarrão à carbonara é um prato italiano sofisticado e reconfortante, valorizado por sua textura cremosa e equilíbrio de sabores. Sua preparação simples, porém refinada, destaca a harmonia entre ingredientes de qualidade, resultando em uma experiência gastronômica autêntica e inesquecível.
O que é macarrão à carbonara?
O macarrão à carbonara é um prato de origem italiana, tipicamente romano. A receita original leva espaguete, guanciale (charcutaria de bochecha de porco), gema de ovo e queijo pecorino romano. O nome “carbonara” teria surgido por conta dos carbonari, lenhadores e produtores de carvão que viviam nas montanhas ao nordeste de Roma, e que cozinhavam as massas com ovos e queijo sobre uma fogueira de carvão de madeira. Por conta da simplicidade do preparo, se tornou um dos pratos favoritos de Roma, além de popular na Itália e ao redor do mundo.Qual queijo pode substituir o pecorino no carbonara?
A receita original de carbonara leva o pecorino romano, queijo curado de leite de ovelhas, com sabor marcante, salgado e levemente picante. No entanto, para uma versão mais acessível do macarrão à carbonara, é possível adaptar a receita e substituir o pecorino pelo parmesão ralado. Ah, e o guanciale também pode ser substituído pelo bacon!Quais tipos de macarrão podem ser usados para carbonara?
Apesar do espaguete ser a escolha mais comum para carbonara, outros tipos de macarrão também podem ser utilizados na receita, dependendo do gosto de cada um. Entre as opções, estão:- fettuccine: mais espesso que o espaguete, incorpora bem os molhos cremosos, como o carbonara com creme de leite;
- talharim: achatado, é semelhante ao fettuccine, mas menos largo. Também é uma ótima escolha por absorver bem o molho;
- linguine: para caprichar na apresentação e proporcionar um carbonara diferente, o linguine é uma boa opção;
- penne: tubular e cortado na diagonal, o penne é uma massa versátil, ideal para molhos carbonara mais encorpados.