Selo testada e aprovada
Ícone de carregamento
CANJIQUINHA COM COSTELINHA DE PORCO
  • SABOR A MI® Receita de Casa sem Pimenta
    SABOR A MI® Receita de Casa sem Pimenta Comprar

CANJIQUINHA COM COSTELINHA DE PORCO


Receita testada e aprovada por: Lisiane Miura Especialista em Alimentos
Rende 7 porções

Ingredientes

  • 1 xícara (chá) de canjiquinha
  • 500 g de costelinha de porco, cortada em pedaços menores
  • 2 colheres (chá) de SABOR A MI® Receita de Casa sem Pimenta
  • 1 colher (sopa) de suco de limão
  • 1 colher (sopa) de óleo
  • 2 tomates pequenos picados
  • 1,5 litro de água

Modo de preparo

  1. Em uma tigela média, coloque a canjiquinha, cubra com água quente e deixe de molho por 1 hora. Escorra e reserve.
  2. Enquanto isso, em uma tigela média, coloque as costelinhas com metade do SABOR A MI® Receita de Casa e o suco de limão, e misture. Leve à geladeira para tomar gosto por 1 hora.
  3. Em uma panela média, coloque o óleo e frite as costelinhas por 12 minutos, ou até dourar. Acrescente a canjiquinha reservada, o SABOR A MI® Receita de Casa restante, o tomate e a água, e deixe cozinhar por 1 hora, ou até a canjiquinha estar macia e a carne cozida.
  4. Retire do fogo e sirva em seguida.
Dica
Caso prefira um prato mais cremoso, acrescente mais água quente.
A canjiquinha é um prato tradicional e reconfortante, combinando a cremosidade do milho triturado com a suculência da carne. 

Do que é feita a canjiquinha?

A canjiquinha é feita de milho quebrado de forma grosseira até esfarelar. Diferentemente do fubá, aqui os farelos de milho são um pouco mais espessos, em uma granulagem que não passa por uma peneira, por exemplo. O milho triturado é complementado com carnes, como a costela de porco, e temperos que, então, são cozidos até chegar no ponto cremoso. A canjiquinha é um prato tradicional da culinária mineira e é geralmente servida em um prato fundo com outros complementos, como couve, legumes e pedaços de carne.

Qual a diferença entre canjiquinha, quirera, xerém e canjica?

A canjica, também conhecida como mungunzá, é feita com grãos secos de milho branco e é geralmente doce, preparada com leite, até chegar na consistência de mingau. Já a canjiquinha, quirera, xerém são a mesma receita, mas com nomes diferentes — todas feitas com milho quebrado em pedaços, com algumas diferenças regionais:
  • canjiquinha: nome mais comum, principalmente em Minas Gerais;
  • quirera: nome dado na região Sul, principalmente no Paraná e em Santa Catarina;
  • xerém: nome mais comum em Pernambuco e na Paraíba.

Pode congelar canjiquinha com costelinha?

É possível congelar a canjiquinha com costelinha. Espere esfriar, transfira para um recipiente próprio para congelamento e leve ao congelador por até 3 meses Para descongelar, basta colocar em uma panela e esquentar em fogo baixo até chegar na consistência e na temperatura desejada.

Veja outras de receitas de canjiquinha e canjica

Esses pratos são muito apreciados Brasil afora, então, mais do que saber prepará-los, é legal também conhecer suas variações.

Canjiquinha Mineira

A canjiquinha mineira é aquele prato com gosto de casa e aconchego. A receita é complementada com costelinha suína fresca, além de polpa de tomate. Adicione o Caldo em Pó SAZÓN®  Bacon Defumado na hora de temperar a costelinha para um sabor especial de bacon. Ele dissolve rápido sem deixar pedaços!

Canjiquinha com Legumes

Uma das vantagens dessa receita é que ela pode ser adaptada de acordo com o seu gosto. Para uma versão sem carne, experimente a canjiquinha com legumes! Essa receita conta com o Caldo em Pó SAZÓN® Costela, que entrega o sabor da carne com praticidade e economia.

Canjica Caipira com Frango

A canjica caipira com frango é aquele prato de dar água na boca. Cremosa, é ideal para apreciar e se esquentar nos dias frios. Para realçar a cor e o sabor do prato, adicione o Tempero SAZÓN® Verde. É sabor na medida certa!

Canjica Salgada com Calabresa

A canjica salgada com calabresa combina o gostinho suave do milho, com o sabor marcante da linguiça defumada. É apetitosa só de olhar! Nessa receita, o Caldo em Pó SAZÓN® Costela entrega o sabor da carne, deixando o prato ainda mais interessante. Impossível resistir! Inclua os produtos Ajinomoto às suas receitas e garanta pratos mais saborosos e sem complicações!

Avaliações

Essa receita ainda não possui comentários.
Seja o primeiro a avaliar.