


CANJIQUINHA COM COSTELINHA DE PORCO
Receita testada e aprovada
por:
Lisiane Miura
Especialista em Alimentos
Ingredientes
- 1 xícara (chá) de canjiquinha
- 500 g de costelinha de porco, cortada em pedaços menores
- 2 colheres (chá) de SABOR A MI® Receita de Casa sem Pimenta
- 1 colher (sopa) de suco de limão
- 1 colher (sopa) de óleo
- 2 tomates pequenos picados
- 1,5 litro de água
Modo de preparo
- Em uma tigela média, coloque a canjiquinha, cubra com água quente e deixe de molho por 1 hora. Escorra e reserve.
- Enquanto isso, em uma tigela média, coloque as costelinhas com metade do SABOR A MI® Receita de Casa e o suco de limão, e misture. Leve à geladeira para tomar gosto por 1 hora.
- Em uma panela média, coloque o óleo e frite as costelinhas por 12 minutos, ou até dourar. Acrescente a canjiquinha reservada, o SABOR A MI® Receita de Casa restante, o tomate e a água, e deixe cozinhar por 1 hora, ou até a canjiquinha estar macia e a carne cozida.
- Retire do fogo e sirva em seguida.
Caso prefira um prato mais cremoso, acrescente mais água quente.
A canjiquinha é um prato tradicional e reconfortante, combinando a cremosidade do milho triturado com a suculência da carne.
Do que é feita a canjiquinha?
A canjiquinha é feita de milho quebrado de forma grosseira até esfarelar. Diferentemente do fubá, aqui os farelos de milho são um pouco mais espessos, em uma granulagem que não passa por uma peneira, por exemplo. O milho triturado é complementado com carnes, como a costela de porco, e temperos que, então, são cozidos até chegar no ponto cremoso. A canjiquinha é um prato tradicional da culinária mineira e é geralmente servida em um prato fundo com outros complementos, como couve, legumes e pedaços de carne.Qual a diferença entre canjiquinha, quirera, xerém e canjica?
A canjica, também conhecida como mungunzá, é feita com grãos secos de milho branco e é geralmente doce, preparada com leite, até chegar na consistência de mingau. Já a canjiquinha, quirera, xerém são a mesma receita, mas com nomes diferentes — todas feitas com milho quebrado em pedaços, com algumas diferenças regionais:- canjiquinha: nome mais comum, principalmente em Minas Gerais;
- quirera: nome dado na região Sul, principalmente no Paraná e em Santa Catarina;
- xerém: nome mais comum em Pernambuco e na Paraíba.