• Home
  • Cardápio Semanal
  • Vídeos
  • Coleções de Receitas
  • Blog
  • Revistas e Livros
  • Política de Nutrição
  • Produtos
  • Descubra novos sabores!

    Encontre mais de 3 mil receitas, testadas e aprovadas por especialistas

    BLOG ALÉM DA CULINÁRIA

    Sopas para o inverno: receitas para mandar o frio embora

    • A- Diminuir
    • A+ Aumentar
    • A Tamanho Original


    Preparar sopas para o inverno é uma ótima forma de enfrentar a estação mais fria do ano com muita nutrição e, claro, sabor! Quer saber mais sobre esse prato, quais os seus benefícios, os tipos de sopa mais indicados para essa estação, e de quebra conferir algumas dicas de receitas? Tudo isso você encontra nesse post!

    Benefícios da sopa no inverno

    A primeira vantagem de saborear uma sopa quente no inverno é bem óbvia: espantar o frio! Mas os benefícios desse prato não param por aí. Por ser uma receita que preserva a água utilizada no cozimento das verduras e dos legumes, a sopa mantém os nutrientes, vitaminas e minerais desses ingredientes. Ou seja, apostar em sopas para o frio não só ajuda a esquentar, como também é muito nutritivo.

    Outro motivo para preparar sopas durante a estação mais fria do ano é a versatilidade desse prato. Dependendo dos ingredientes, a sopa pode ser servida de forma diferente. Aquelas tipo caldo, que só levam verduras e legumes, são ótimas opções de entrada leve. Quando consumidas dessa forma, ajudam na saciedade - o que é ótimo no inverno, época que é comum bater aquela vontade de comer um pouquinho a mais e preparações mais gordurosas.

    Já as sopas mais encorpadas, que podem ser servidas como verdadeiras refeições completas, utilizam mais ingredientes. Uma sopa dessas deve ter proteínas (encontrada em carnes magras, peixes e ovos) e carboidratos (presentes no arroz, batata, mandioca e macarrão) - além dos legumes e verduras.

    E aqui já vale uma dica: para deixar sua sopa ainda mais completa e dar um toque de sabor, acrescente um fio de azeite de oliva extravirgem depois do cozimento, preservando o aroma e as gorduras boas do azeite.

    Conheça os principais tipos de sopa

    Existem vários tipos de sopas e muitas variações de receitas. Elas podem ser quentes, frias, levar apenas legumes ou então diversos ingredientes e temperos. Isso é ótimo, afinal, não faltam opções e ideias de receitas para você preparar um cardápio cheio de sopas para o inverno.

    Confira alguns dos principais tipos de sopa:

    • Caldeirada: É um tipo de sopa cozida mais lentamente, que leva legumes, peixes e/ou frutos do mar. E, curiosamente, em algumas culturas o peixe da caldeirada é substituído por carne de cabrito.
    • Caldo: Esse tipo de sopa é conhecido por levar legumes variados, grãos, às vezes batata e, em alguns casos, até macarrão - naquelas receitas mais elaboradas.
    • Bisque: De origem francesa, essa sopa tem como ingredientes principais peixes e crustáceos. Ela tem um sabor mais suave e uma consistência cremosa.
    • Consomê: Outra sopa francesa, mas essa aqui tem como característica principal o longo período de cozimento. Ele é necessário para que todos os ingredientes da receita sejam completamente dissolvidos.
    • Creme: é o nome do tipo de sopa mais popular no Brasil; aquela sopa bastante cremosa, que leva diversos ingredientes que são cozidos lentamente e, por fim, batidos no liquidificador.

    Como fazer sopa prática e simples

    A sopa é nutritiva, combina com o inverno e ainda é muito versátil e variada. Agora que você já sabe tudo isso, chegou a hora de aprender como fazer sopa com uma receita prática e simples. A minha dica é preparar a Sopa Deliciosa, que você pode usar como base e complementá-la com ingredientes que você adora.

    Dicas de receitas de sopas para o inverno

    O inverno pede um cardápio de sopas saborosas; e sabendo disso, preparei mais dicas de receitas variadas para você se deliciar na estação mais fria do ano. Confira!

    Sopa deliciosa de frango: Essa delícia fica pronta em apenas 25 minutos e rende 5 porções. E uma dica: você pode prepará-la com o peito de frango ou então filés de coxa ou sobrecoxa, o que preferir.
    Sopa de Milho: Uma receita clássica que, claro, não poderia ficar de fora da lista. Essa sopa fica pronta em rapidíssimos 10 minutos - perfeita para quando bate aquela fome sem aviso! - e rende 6 porções.



    Caldo Verde com Vono®: Fala a verdade, você estava só esperando uma receita de caldo verde, né? Sem problemas, essa aqui é feita com o delicioso VONO® Batata com Carne, couve picada e paio defumado. Se preferir, você pode substituir o paio por linguiça calabresa defumada.



    Sopa de Feijão: Favorita de boa parte dos brasileiros, a sopa de feijão é um dica deliciosa para se esquentar no inverno saboreando uma sopa. Essa receita é um pouquinho mais demorada, mas o sabor das 6 porções compensa - e muito!



    Sopa de Capeletti: O que acontece quando você une cappelletti de frango, Caldo SAZÓN® Galinha, cebola, cenoura e salsão picado em uma sopa? O resultado é essa receita irresistível que fica pronta em 40 minutos e rende 5 porções.



    Agora você já sabe como aproveitar sopas para o inverno ser cheio de sabor. Pode vir, friozinho!

    Sugestões para você:
    Como Fazer Creme de Milho
    Como Fazer Pão Caseiro Fácil
    Receitas de Inverno para Espantar o Frio

    Ana Beatriz Pose

    Especialista em Alimentos

    Comentários

    0 Comentários

    Faça o login para comentar

    VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

    Veja mais