• Home
  • Cardápio Semanal
  • Vídeos
  • Coleções de Receitas
  • Blog
  • Revistas e Livros
  • Política de Nutrição
  • Produtos
  • Descubra novos sabores!

    Encontre mais de 3 mil receitas, testadas e aprovadas por especialistas

    BLOG ALÉM DA CULINÁRIA

    Benefícios da mandioquinha: receitas e dicas de preparo

    • A- Diminuir
    • A+ Aumentar
    • A Tamanho Original

    A mandioquinha, também conhecida por batata-baroa, batata-salsa ou batata-aipo, é uma hortaliça fonte de carboidratos e é de fácil digestão. Por esse motivo, é especialmente recomendada na alimentação de crianças e pessoas idosas

    De sabor adocicado, é uma opção prática, rápida e versátil para o dia a dia. Pode ser feita de diversas formas: assada, cozida (em água ou no vapor), ensopada e na forma de purê. Aqui você vai ver várias dicas de como escolher e preparar receitas gostosas com mandioquinha. Confira!

    Saiba a melhor época e como escolher mandioquinha

     

    Aproveite para comprar mandioquinhas no período de safra, época em que são mais frescas, apresentam melhor qualidade e, normalmente, melhores preços. Esse período acontece entre os meses de maio a agosto.

     

    Na hora de escolher, é importante que você lembre que as mandioquinhas ideais devem estar firmes ao toque. Sua coloração deve ser amarela clara e uniforme, sem manchas escuras e com as extremidades viçosas. Não escolha as mais amarronzadas, pois a chance de estarem velhas é grande. 

    Sabendo de todos os benefícios da mandioquinha, que tal conhecer novas receitas que você pode incluir no cardápio? 

    6 receitas com mandioquinha para adicionar no cardápio


    1 - Sopa de Mandioquinha com Sódio Reduzido: essa sopa é uma delícia para os dias mais frios. A mandioquinha sozinha já garante sabor e textura incríveis, mas, para realçar o sabor, a dica é adicionar AJI-NO-MOTO® e pimenta-do-reino.  

    2 - Purê de Batata e Mandioquinha: purê é um prato simples e um ótimo acompanhamento para diversas refeições. Nessa receita, além da mandioquinha, colocamos a mesma quantidade de batatas. Para deixá-lo mais gostoso e cremoso, adicione creme de leite e Tempero SAZÓN® Amarelo.

    3 - Pão de Ramas e Mandioquinha: quem resiste ao sabor dos pães feitos em casa com todo carinho? Esse pão com mandioquinha é delicioso e pode ser servido de lanche ou café da manhã. 

    4 - Nhoque de Mandioquinha e Espinafre Recheado: essa receita de nhoque foge do tradicional nhoque de batata. Isso porque a massa é feita com mandioquinha e VONO® Chef Creme de Espinafre e, ainda, é recheada com queijo. Uma delícia que você prepara em 40 minutos. 

    5 - Suflê de Mandioquinha: com poucos ingredientes e um preparo rápido e fácil, essa receita de suflê vai agradar a todos e pode ser servida como acompanhamento de diversos pratos, em qualquer ocasião. Experimente assá-los em pequenos ramequins (recipientes de suflê) e surpreenda na apresentação. 

    6 - Torta de Mandioquinha de Liquidificador: uma torta sempre vai bem em uma refeição mais rápida ou para ser servida em lanches. E nada mais prático que preparar torta no liquidificador, não é mesmo? Essa receita, além do diferencial da massa ser feita com mandioquinha, fica pronta em 20 minutos e rende 10 porções.

    Com tantos benefícios que a mandioquinha tem, e tantas ideias de receitas práticas e gostosas, agora você vai conseguir usar muito mais esse ingrediente nas suas refeições. Bom apetite!

    Marilia Zagato

    Especialista em Alimentos

    Comentários

    0 Comentários

    Faça o login para comentar

    VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

    Veja mais