Umami: conheça o quinto gosto e como senti-lo

Quem já ouviu falar ou sabe o que é UMAMI? Resumidamente, umami é um dos gostos básicos que sentimos nos alimentos. Ele é o quinto gosto já reconhecido cientificamente, assim como o doce, o salgado, o azedo e o amargo.

Umami já está presente nas nossas refeições e faz parte do nosso dia a dia mais do que podemos imaginar.

Para entender um pouco mais sobre esse assunto e descobrir diversas informações interessantes sobre o que é umami, como surgiu, alimentos com esse gosto e dicas de receitas, continue a leitura!

O que é umami?

O umami foi descoberto há mais de 100 anos pelo cientista e professor japonês Dr. Kikunae Ikeda, em 1908, que, por meio de estudos,  identificou na alga kombu que o aminoácido glutamato era responsável por conferir esse gosto. A descoberta recebeu o nome de umami, palavra de origem japonesa que significa “delicioso” ou “saboroso”.

No decorrer dos anos, outras substâncias responsáveis em conferir o umami foram identificadas, mais estudos sobre o quinto gosto foram realizados e vimos ele conquistar diversas cozinhas no mundo.

Em 2000, o gosto umami foi cientificamente reconhecido e teve um estudo publicado na revista Nature Neuroscience, que comprova a presença de receptores específicos para o gosto umami na língua humana.

Umami no paladar: como sentir o quinto gosto? 

Mas, afinal de contas, como descrever o umami? Na verdade, é muito mais fácil do que podemos imaginar, pois o gosto umami é sentido em vários alimentos que descrevemos como “saborosos”, independentemente dos outros 4 gostos básicos.

O segredo para reconhecê-lo é ficar atento à sensação que fica na boca após ingerirmos o alimento: o gosto delicioso que permanece no paladar é o umami. Além disso, ele aumenta a salivação.

Como exemplo, temos alguns alimentos que já fazem parte das nossas refeições, onde a presença do umami é acentuada. Nesta lista, entram: o queijo parmesão, tomates, milho, cogumelos, algas, peixes, carnes e outros.

Esse gosto é muito explorado não só na culinária japonesa, mas no mundo todo.

Quais alimentos são ricos em umami?

Na culinária oriental, por exemplo, o umami é marcante nas algas, peixes e cogumelos.

Não é à toa que o Dashi é a base de muitos pratos japoneses, já que ele é um caldo com algas, peixe e cogumelos, rico em umami.

Já na culinária europeia o umami está presente em tomates e no queijo parmesão.

E, no Brasil, vemos uma grande concentração de umami em pratos típicos, como feijoada, churrasco, cuscuz e moqueca.

Além disso, podemos citar também:

  • alimentos do mar: nori, camarão, sardinha, atum e bonito;
  • cogumelos: shiitake seco e shimeji;
  • legumes e vegetais: ervilha, alho, milho, soja, batata, batata-doce, cenoura, espinafre, repolho, aspargos, cebola, brócolis e gengibre;
  • ovos e carnes: ovos, carne bovina, carne suína e frango;
  • fermentados e laticínios: leite materno e missô.

Qual é a diferença entre gosto e sabor?

Para ficar ainda mais intuitivo conhecer e descrever o umami, vamos analisar a diferença entre gosto e sabor!

Quando falamos em gosto, nos referimos ao paladar e aos cinco gostos existentes: doce, salgado, azedo, amargo e umami, que são identificados graças a receptores específicos presentes na língua e na boca.

Eles reconhecem os estímulos proporcionados pelas substâncias presentes nos alimentos e, consequentemente, o seu gosto.

Já o sabor é a combinação de dois ou mais sentidos, como paladar (referente ao gosto) e o olfato (referente ao aroma). Assim como existem muitas combinações de ingredientes e receitas deliciosas, existem também inúmeros sabores que resultam de tais combinações.

Umami e AJI-NO-MOTO®: qual a relação?

Com diversos estudos e pesquisas, descobriu-se que o aminoácido glutamato, principal substância responsável por proporcionar o gosto umami, também pode ser produzido a partir da fermentação da cana-de-açúcar, resultando no glutamato monossódico. 

É assim que fazemos o AJI-NO-MOTO® aqui no Brasil, que pode ser usado em diversas etapas das receitas (início, durante o preparo e na finalização): é o gosto umami garantido!

É válido comentarmos que a única diferença entre glutamato e glutamato monossódico é uma molécula de sódio adicionada. A adição é necessária para que ocorra a estabilização e a cristalização do produto. Na prática, nosso corpo os reconhece exatamente da mesma forma.

Quais são os benefícios do AJI-NO-MOTO®?

Alguns benefícios do AJI-NO-MOTO®:

  • colabora com a redução de até 37% do teor de sódio nas receitas;
  • ajuda na digestão de proteínas, auxiliando o aproveitamento eficiente dos nutrientes;
  • é um aliado na melhora da aceitação alimentar de pacientes em tratamento quimioterápico, proporcionando uma experiência mais palatável e apetitosa durante esse período desafiador;
  • estimula o aumento da salivação, um ponto que colabora com a melhora da experiência gastronômica e oferece benefícios para a higiene bucal. 

Como a indústria utiliza o umami?

O glutamato monossódico é amplamente utilizado na indústria para ajudar a reduzir o sódio dos alimentos, mantendo o sabor, colaborar com a aceitação alimentar e contribuir com refeições mais equilibradas.

Receitas para sentir o gosto umami com AJI-NO-MOTO®!

Agora que você já sabe o que é umami na culinária, vamos conferir diversas receitas deliciosas com AJI-NO-MOTO®? Veja a seguir!

Almôndegas ao molho de tomate fresco com sódio reduzido 

almôndegas ao molho de tomate fresco

Uma receita saborosa e equilibrada para diferenciar nas refeições em família: almôndegas ao molho de tomate fresco com sódio reduzido. Ótima alternativa para você que deseja alternar o modo de preparo da carne.

Aqui, para garantir o sabor do prato e fazer seus convidados sentirem o gosto umami, temos o AJI-NO-MOTO®, que te ajuda a reduzir em até 37% o sódio das receitas!

Bobó de camarão com sódio reduzido 

Que tal viajar pelos sabores do Brasil, mais especificamente da Bahia, sem sair de casa? Com esta receita de bobó de camarão com sódio reduzido isso é possível. A união do camarão, aipim, azeite de dendê e leite de coco promove um verdadeiro show de sabores na boca!

O toque especial da receita fica por conta do AJI-NO-MOTO®, que pode ser usado no preparo de diversos pratos com carnes, legumes e grãos. Além de ser prático, ele ainda auxilia na redução do sódio nas receitas sem comprometer o sabor dos alimentos.

Purê de batata AJI-NO-MOTO®

purê de batata

Esta receita de purê de batata AJI-NO-MOTO® vai se tornar a sua queridinha e transformar a sua forma de preparar esse prato.

Sem dúvida, o sabor desse preparo é garantido pelo AJI-NO-MOTO®. Dúvida? Prove o purê antes e depois de adicioná-lo e tenha as suas próprias conclusões.

Molho de tomate fresco

Ter uma boa receita de molho de tomate fresco à disposição vai facilitar o seu dia a dia na cozinha na hora de preparar uma deliciosa macarronada, lasanha, nhoque, cachorro-quente e tantas outras maravilhas.

Além de ser uma receita-chave, essa versão de molho ainda conta com um o AJI-NO-MOTO®, que equilibra o sabor do molho! Com ele, você deixa qualquer preparação muito mais gostosa com muita facilidade.

Agora você já sabe o que é umami: ele é o quinto gosto básico que sentimos. Um alimento pode ser salgado, doce, azedo, amargo e umami.

Para levar ainda mais facilidade e praticidade para a sua cozinha, confira toda a linha de produtos Ajinomoto!