
Consumo de açúcar: principais cuidados a partir dos 50 anos
Nutrição do dia a diaVocê sabia que a alimentação passa por algumas mudanças devido às transformações que o organismo sofre após os 50 anos e que o estilo de vida impacta nessas mudanças? Um exemplo é o consumo de açúcar, que, quando ingerido em excesso por muitos anos, pode causar complicações.
Isso acontece porque, com o passar dos anos, o corpo passa por mudanças que fazem o organismo trabalhar mais lentamente. Além disso, o estilo de vida influencia no nível dessas alterações, podendo indicar se a pessoa terá ou não mais longevidade e qualidade de vida.
No entanto, ainda é possível ter mais qualidade de vida por meio de uma alimentação balanceada, na qual o açúcar pode estar presente, pois proporciona prazer.Mas sempre lembrando que é importante evitar os excessos.
Agora, confira algumas dicas de como evitar o consumo excessivo de açúcar a partir dos 50 anos, mantendo a saúde e a qualidade de vida, com foco na longevidade.
Quais os efeitos do açúcar no corpo humano?
O açúcar é um carboidrato que ao ser ingerido, fornece energia para o corpo. Seu consumo moderado tem relação com a produção de substâncias que proporcionam sensação de bem-estar, como a serotonina.
Por outro lado, o consumo excessivo pode desencadear vários efeitos prejudiciais no organismo, facilitando o surgimento de problemas que variam desde cáries até obesidade, doenças cardiovasculares e diabetes tipo 2. Ficar atento é fundamental!
Fique atento à quantidade de açúcar adicionado às bebidas
Além do açúcar presente nos alimentos, é importante se atentar ao consumo de açúcar presente nos líquidos. Bebidas prontas, como refrigerantes, podem conter abundância de açúcar e, por isso, precisam ser consumidas com moderação.
Também é importante moderar no consumo de açúcar adicionado às bebidas preparadas em casa, como café e sucos, pois assim, além de consumir algo mais equilibrado, também é possível sentir mais o sabor da bebida em si, como o real sabor da fruta, por exemplo.
Quanto um adulto pode consumir de açúcar por dia?
O limite máximo de consumo de açúcar aconselhado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para um adulto é que até 10% das calorias ingeridas no dia sejam provenientes de açúcar livre.
Isso equivale a cerca de 50g ou aproximadamente 12 colheres de chá por dia, sendo que o consumo de cerca de 25 g ou até 6 colheres de chá podem fornecer benefícios extras à saúde.
Em média os brasileiros consomem mais do que o recomendado, sendo necessário reduzir o consumo.
Adapte seu paladar ao consumo de açúcar ideal
Alimentos adocicados são saborosos e não precisam ser 100% retirados da alimentação de uma vez, eles podem fazer parte da alimentação, mas de maneira equilibrada.
Dessa forma, é importante treinar o paladar ao reduzir a quantidade do consumo de açúcar gradualmente. Se o café é adoçado com 2 colheres, mude para 1 colher e fique com essa quantidade por um tempo até se acostumar, e então reduza novamente. Assim a alimentação continua equilibrada e saborosa sem recorrer a mudanças drásticas de uma só vez!
Também é possível adaptar o paladar ao incluir chocolate com maior quantidade de cacau, começando com um 50% de cacau e aumentando essa porcentagem aos poucos, quando utilizá-lo em receitas ou quando seu consumo for sozinho.
Além do chocolate, as frutas também podem ser ótimas aliadas, visto que têm um dulçor natural, fazendo com que seja mais fácil se acostumar com esse nível de doçura. Uma banana ou maçã aquecida com uma pitada de canela fica uma delícia, traz o doce que se espera e ainda é muito nutritiva.
Por que diminuir e não cortar o consumo de açúcar?
De acordo com as recomendações da OMS, o açúcar pode ser consumido dentro de uma alimentação equilibrada, desde que sejam evitados excessos.
A alimentação, além de fornecer nutrientes para o corpo funcionar corretamente, também é uma fonte de prazer e tem um importante papel social. Assim, o consumo moderado de açúcar pode contribuir para uma alimentação mais saborosa e proporcionar refeições compartilhadas.
Prepare receitas que usam uma menor quantidade de açúcar
Uma das principais formas de evitar um grande volume de consumo de açúcar é preparar receitas com quantidades equilibradas desse ingrediente. No entanto, simplesmente pegar uma receita pronta e reduzir o açúcar nem sempre funciona.
Para te auxiliar e facilitar esse processo de redução de açúcar, temos diversas sugestões de doces caseiros deliciosos e ótimos para uma alimentação equilibrada nesta fase da vida. Confira!
Cremoso de amora
Cremoso de amora: leve, refrescante e perfeito para a sobremesa, essa receita tem tudo o que você precisa para aqueles momentos em que a vontade de saborear um doce bate à porta.
Para trazer um gostinho incrível de amora ao prato, contamos com a ajuda extra do MID ZERO™ Amora, que tem baixa caloria e o verdadeiro gostinho da fruta!
Trufa fit de maracujá e cacau
Esta trufa fit de maracujá e cacau pode ser um ótimo exemplo de alimentação equilibrada e saborosa! Ótima pedida para você seguir controlando o consumo de açúcar até mesmo em datas comemorativas, como aniversários!
Aqui, para trazer o sabor de maracujá à receita de um jeito rápido e prático, temos o MID ZERO™ Maracujá, que é zero sódio e baixo em calorias e açúcar!
Pudim de chia e frutas
Este delicioso pudim de chia e frutas vai bem em lanches intermediários ou na sobremesa e, além de trazer diversos nutrientes, pode contribuir com a saciedade por conta da chia presente na preparação.
Nessa versão, o toque delicioso da manga vem do MID ZERO™ Manga, um refresco que, além de garantir praticidade no preparo, é baixo em calorias e açúcar. Tudo o que você precisa para ampliar suas possibilidades na cozinha com equilíbrio!
Creme de limão com paçoca
Rápido, prático e delicioso, este creme de limão com paçoca vai entrar para a sua lista de sobremesas prediletas. Para dar à receita o gostinho da fruta e aquele toque cítrico que tanto amamos, temos o MID ZERO™ Limão, que também pode ser usado em outras preparações, como pavês, doces gelados e muito mais.
Frozen iogurte
Que tal um frozen iogurte para alegrar a tarde de toda a família? Nesta receita, além de um gelado delicioso, temos uma calda que acrescenta sabor ao prato.
O gostinho da fruta vem do MID ZERO™ Abacaxi, zero sódio, baixo em caloria e o verdadeiro sabor da fruta!
Creme de tapioca com doce de abóbora e maracujá
Você vai se surpreender com o mix de sabores deste creme de tapioca com doce de abóbora e maracujá! Leve, cremoso e sem glúten, é a escolha perfeita tanto para o dia a dia quanto para a sobremesa de domingo.
O toque do maracujá vem do MID ZERO™ Maracujá, um refresco zero sódio, fácil de preparar e sem glúten. A escolha ideal para quem quer reduzir o consumo de açúcar sem deixar de lado o prazer de saborear uma sobremesa deliciosa!
Creme de abacate
Rápido e fácil de preparar, o creme de abacate chama atenção não somente pelo sabor maravilhoso, mas também pelos benefícios do abacate, uma fonte de gorduras boas e a contribuição para uma sensação prolongada de saciedade.
Para equilibrar os sabores com um toque cítrico, temos o MID ZERO™ Limão. Fica delicioso!
Picolé de MID ZERO™ Manga
Este picolé de MID ZERO™ Manga vai alegrar suas tardes de calor! Além de ser baixo em açúcar, ele traz um mix delicioso de texturas com morango e granola.
Nessa versão, para trazer o gostinho de manga ao picolé, a dica da vez é: MID ZERO™ Manga. Vale a pena experimentar — agrada facilmente a todos!
Agora que você aprendeu diversas dicas sobre os cuidados que se deve ter com o consumo de açúcar a partir dos 50 anos, já pode colocar em prática as receitas que indicamos aqui!