
Lugar de criança é na cozinha, sim!
Cozinhar faz bemSe você tem dúvidas se deve deixar seu filho ajudar em alguns preparos e receitas, saiba que envolver as crianças na cozinha pode trazer muitos benefícios para o desenvolvimento delas.
Conheça alguns desses benefícios:
Convite a descobertas
Nesse ambiente, os pequenos ficam mais estimulados a conhecer e experimentar novos ingredientes, sabores e texturas. E isso ajuda as crianças a se interessarem mais pelas refeições. Inclusive, nós já ajudamos mães aqui no blog que tinham a famosa dúvida “meu filho não come, o que fazer?”. Se você também está passando por essa situação, vale a pena conferir o que fazer clicando aqui.
Valorizar a comida
Saber mais sobre os ingredientes, com informações dentro do seu nível de compreensão, leva a criança a dar mais importância ao ato de se alimentar. Em vez de ouvir que comer espinafre “faz bem à saúde”, seu filho pode entender por que o espinafre é importante. Você pode dizer, por exemplo, que essa verdura vai ajudá-lo a ficar mais forte! Além disso, ele começa a entender como o alimento pode ficar mais gostoso, com o uso de temperos, por exemplo.
Experiência prática
Se na escola a criança aprende sobre medidas, por exemplo, na cozinha ela pode visualizar conceitos de peso e volume, ao vivo, e se familiarizar com números.
Desenvolver habilidades
Participar do preparo de uma receita ajuda a afinar a coordenação motora. A partir dos 3 anos, o movimento de rasgar folhas para a salada, peneirar o suco ou cortar algo macio, como uma banana, usando uma faca sem ponta e com a supervisão de um adulto, são benéficos para a coordenação.
Fazer parte de um time
Ao ser incluída na tarefa de fazer uma receita, a criança se sente importante e útil. Além de aprender a valorizar o trabalho em equipe, isso faz bem à sua autoestima.
Bons momentos juntos
Passar um tempo na cozinha preparando receitas é mais uma chance de aproveitar a companhia um do outro. E isso vale muito! As crianças adoram, porque se sentem úteis “ajudando” os pais, e também porque enxergam ali um “brincar de cozinhar”. Quando tem diversão, tudo fica mais gostoso, não é mesmo?