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    Tipos de vegetarianos: entenda as diferenças!

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    O vegetarianismo é uma dieta ou filosofia alimentar da qual se exclui o consumo de todos os tipos de carne, ou seja, nenhum animal é consumido (boi, frango, peixes e frutos do mar, porco, dentre outros). Até mesmo os produtos fabricados com carne, como presunto ou salsicha, não são usados na alimentação.

    Os motivos que levam as pessoas a aderirem essa dieta são diversos, como por exemplo, ética animal, saúde e preocupação com o meio ambiente. 

    É bastante comum ouvir por aí que vegetarianos comem somente grama, o que não é verdade. Uma alimentação vegetariana, assim como aquelas que incluem carne, precisa ser equilibrada e combinar todos os nutrientes que o corpo precisa. Dessa forma, leguminosas, cereais e outros grupos alimentares devem ser os melhores amigos de quem não come carne.

    Mas a pergunta que não que não quer calar: todo vegetariano é igual? A resposta é não! Na verdade, existem vários tipos de vegetarianos. A inclusão ou exclusão de produtos derivados de animais é o que determina o tipo de vegetarianismo adotado.

    Neste texto, você vai conhecer melhor os tipos de vegetarianos e as diferenças de cada tipo em relação à alimentação. Confira!

    Quais são os tipos de vegetarianos?

     

    Como dissemos, existem diversos tipos de vegetarianos. O que determina o tipo de dieta que cada um segue é o consumo ou não de derivados de animais, como leite, queijos, ovos e mel. Confira cada um deles abaixo!

    Ovolactovegetariano
    Não come carne, mas consome ovos, leite e derivados de leite.

    Lactovegetariano 
    Não come carne e nem ovo, mas ingere leite e seus derivados.

    Ovovegetariano
    Não consome carne, nem leite e derivados, mas utiliza ovos na sua alimentação.

    Vegano 
    Não come carne e nenhum alimento de origem animal na sua alimentação, como leite e derivados, ovos e mel. Também não utiliza produtos que sejam de origem animal, como pele, couro, lã, etc.

    Uma dieta adequada oferece todos os nutrientes que o corpo precisa para se manter saudável. Portanto, é possível escolher não consumir proteínas de origem animal sem danos à saúde, desde que, a alimentação seja equilibrada e preferivelmente orientada por um profissional qualificado, o nutricionista.

    Não se esqueça: o acompanhamento da dieta vegetariana é tão importante quanto o de qualquer outra dieta!

    De onde os vegetarianos tiram suas proteínas?

     

    Os cereais e as leguminosas contêm todos os aminoácidos essenciais (constituintes das proteínas) de que o corpo precisa, mas em proporções e tipos diferentes. Por isso, é interessante combinar os alimentos de forma inteligente para que não fiquem deficientes no organismo. Por exemplo, a combinação que o brasileiro ama, o arroz com o feijão juntos oferecem todos os aminoácidos essenciais ao corpo. Veja a seguir mais alguns exemplos de alimentos importantes para os vegetarianos.

        • Leguminosas: feijões, lentilhas, grão de bico, soja, ervilha;
        • Cereais integrais: arroz e aveia 
        • Tofu e Tempeh (formas fermentadas da soja);
        • Grãos, sementes e oleaginosas: quinoa, amaranto, semente de chia e linhaça, sementes de girassol e castanhas; 

    Se você tem interesse ou curiosidade em saber mais sobre essa dieta/filosofia, não deixe de procurar um nutricionista para orientar sua alimentação.

    Agora que você já sabe as diferenças entre os tipos de vegetarianos, que tal conferir algumas receitas vegetarianas que preparamos em nosso site? São inúmeras opções saborosas para agradar toda família. Até mais! 

    Izabel Alves

    Especialista em Alimentos

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