• Home
  • Cardápio Semanal
  • Vídeos
  • Coleções de Receitas
  • Blog
  • Revistas e Livros
  • Política de Nutrição
  • Produtos
  • Descubra novos sabores!

    Encontre mais de 3 mil receitas, testadas e aprovadas por especialistas

    BLOG ALÉM DA CULINÁRIA

    11 tipos de pimenta para quem ama sabores picantes!

    • A- Diminuir
    • A+ Aumentar
    • A Tamanho Original

    Se você ama sabores picantes e fortes, deve ser fã de pimenta. Existem muitos tipos de pimenta no Brasil, com graus de ardência bem variados. Elas combinam com inúmeros pratos salgados, mas podem, também, serem consumidas como aperitivo e até em sobremesas, especialmente na combinação com chocolate. 

    A ardência da pimenta recebe o nome de pungência, efeito de uma substância química presente no fruto.

    Mas, com tanta variedade de pimentas, como saber qual escolher e em que tipo de receita usar? Bom, para isso, fizemos uma seleção das pimentas mais utilizadas no Brasil, com suas características e indicação de prato.

    A lista vai das mais ardidas às menos ardidas.

    Tipos de pimentas e suas diferentes ardências e usos

    Malagueta      

    Ardida e intensa, dá sabor a pratos baianos, como bobó de camarão, moqueca e acarajé, e vai bem também com carnes, feijoada, conservas e molhos.

    Pimenta-de-Bode      

    Com aroma forte, a pimenta-de-bode é picante, bem ardida e pode ser usada em galinhadas, tutu de feijão, baião de dois e em conservas. 

    Cayenne      

    Popularmente chamada de caiena, tem ardência alta e, quando moída, é usada como condimento. Boa para conservas e molhos.

    Cumari   

    Bem picante e ligeiramente amarga, a cumari vai do amarelo ao vermelho intenso e pode ser usada em cozidos, molhos e carnes ensopadas.

    Pimenta-de-Cheiro      

    O nome não é à toa. Essa pimenta é aromática e tem ardência moderada. Vai bem com peixes, arroz e saladas.

    Dedo-de-moça     

    Uma das mais populares do país, tem ardência média, mas fica mais suave quando usada sem as sementes. Vai bem em cozidos, molhos, conservas e sobremesas. Recebe o nome de calabresa depois de seca.

    Jalapeño      

    Originária do México, a jalapeño é considerada de ardência média. Tem cor verde e combina com molhos, receitas de carnes, recheios de torta e geleias.

    Pimenta-do-Reino     

    Muito comum na culinária de diversos países, é mais consumida em pó. É possível comprar o grão inteiro e moer na hora de preparar o prato. Realça o sabor sem acrescentar ardência.  

    Biquinho      

    Suave e levemente adocicada, agrada até a quem não é muito fã de pimenta. Pode ser consumida in natura e na finalização de pratos, como em saladas, no arroz com feijão e em geleias.

    Pimenta-Rosa      

    Semente de uma árvore chamada aroeira, ela é perfumada e tem baixa ardência. Por sua aparência delicada, é usada para enfeitar e finalizar pratos. 

    Cambuci      

    Esta é para quem não gosta de ardência. Sem nenhuma picância, pode ser preparada de duas formas: recheada e assada. 

    Agora que você já conhece as principais pimentas usadas na nossa culinária, vamos aos pratos!

    5 receitas para quem ama sabores picantes

    1) Aperitivo de Pimenta com Queijo: além de gostoso, esse espetinho vai enfeitar a sua mesa. Ele é feito com pimenta-de-cheiro, cubinhos de muçarela e regado com um molho à base de mel e Tempero SAZÓN® Amarelo.  

    2) Almôndegas Recheadas ao Molho Picante: este prato é bem fácil de fazer. Para as almôndegas, você só vai precisar de carne moída, SATIS!® Tempera e Dá Liga Tradicional e queijo coalho para o recheio. A picância fica por conta do molho, servido à parte, que leva pimenta dedo-de-moça e mel.

    3) Caldinho de Feijão Picante: ele faz bonito para acompanhar uma feijoada ou como entrada. Este caldinho de feijão preto com bacon e Tempero SAZÓN® Marrom ganha o ardido da pimenta dedo-de-moça. Fica ótimo servido com couve frita por cima.

    4) Conserva de Pimentas: esta conserva pode ser armazenada na geladeira, em pote de vidro fechado. Leva quatro tipos de pimenta: dedo-de-moça, malagueta, pimenta-de-cheiro e AJI-SAL® com Pimenta, que tem pimenta-do-reino em pó. 

    5) Brigadeiro de Limão com Toque de Pimenta: pimenta na sobremesa? Sim, fica ótimo. Este brigadeiro feito com MID® Limão e chocolate leva um pouco de molho de pimenta, que combina muito bem com o chocolate. Para servir, enfeite com pimenta-rosa.

    Gostou de conhecer vários tipos de pimenta e das sugestões de receitas? Então, que tal começar pela conserva de pimentas? Ela pode ser usada em vários pratos, no seu arroz com feijão, em saladas e carnes. 

    Ana Beatriz Pose

    Especialista em Alimentos

    Dúvidas sobre alguma receita? Entre em contato

    Fale Conosco

    VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

    Veja mais