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    Conheça alimentos que ajudam no crescimento infantil!

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    Uma alimentação saudável e diversificada é fundamental para o crescimento e desenvolvimento adequado do organismo em todos os momentos da vida, da infância até a vida adulta. Diversos estudos relacionam a boa alimentação na infância com a redução do risco do desenvolvimento de doenças como diabetes, pressão alta, obesidade, entre outras. 

    De modo geral, escolher os alimentos corretos garante uma maior oferta de nutrientes, para o desenvolvimento adequado e melhor qualidade de vida. No decorrer deste texto, você vai conhecer alguns dos alimentos importantes para essa fase e receitas gostosas e atrativas para incrementar o cardápio do dia a dia da criançada. Confira!

    Entenda mais sobre alimentos e nutrientes


    Cada um dos alimentos, por seus nutrientes, exercem funções diferentes no nosso organismo. Existem os com maior quantidade de carboidratos, outros de proteínas, gorduras, vitaminas, fibras e minerais. Como nenhum alimento contém todos os nutrientes necessários, é importante reforçar a necessidade de uma alimentação variada e de qualidade em todas as refeições, do despertar até a hora de dormir. 

    Ter um prato colorido não é só para deixá-lo mais atraente e bonito aos nossos olhos. Sempre temos que priorizar os bons carboidratos, proteínas, boas gorduras e fibras, os quais veremos a seguir. 
     

    Alimentos aliados na nutrição infantil 

     

    • Folhas verdes escuras, como a rúcula, o agrião, o espinafre entre outras, são fonte de vitaminas do complexo B e fibras, importantes para o bom funcionamento do cérebro, intestino e organismo em geral. O cálcio merece um destaque nesses alimentos, pois é um mineral importante para formação de massa óssea;

    • Os vegetais de cor laranja e vermelha, como a abóbora, a cenoura, o tomate e algumas frutas cítricas, como o morango, contém vitamina C e betacaroteno, dois importantes antioxidantes que ajudam no bom funcionamento do corpo;

    • Frutas variadas, de todas as cores, como maçã, abacate, frutas vermelhas, etc, são fonte de diversas vitaminas, minerais e fibras;

    • Carboidratos integrais como a aveia e o arroz integral, são fonte de fibras e vitaminas de complexo B;

    • Leguminosas como feijão, lentilha e grão de bico são ótimas fontes de proteína de origem vegetal, importante para construção e manutenção dos tecidos, órgãos e músculos. Eles não podem faltar nas refeições das crianças e, melhor ainda, quando combinados com o arroz integral. 

    • Priorize o consumo das proteínas de origem animal como ovos, frango e peixe pois são mais leves e de fácil digestão, oferecendo importantes nutrientes para construção e manutenção dos tecidos. 

    6 receitas para incluir na alimentação das crianças 


    Agora que você conheceu um pouco sobre os alimentos que auxiliam no crescimento, aprenda seis receitas para incluir na alimentação das crianças que elas vão adorar!

    1 - Filé de Frango com Purê de Cenoura

    2 - Hamburguinhos de Frango com Cenoura

    3 - DIP de Abóbora

    4 - Tomates Recheados com Queijo Coalho

    5 - Lentilha de Legumes

    6 - Vitamina de Maçã e Morango com Linhaça

    E então, gostou das dicas? Esperamos que essas ideias te ajudem a incluir esses grupos de alimentos no dia a dia dos seus filhos, para crescerem ainda mais saudáveis e fortes. Não deixe de experimentar as receitas você também. Alimentação equilibrada é importante tanto para as crianças quanto para os adultos!

    Marilia Zagato

    Especialista em Alimentos

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