• Home
  • Cardápio Semanal
  • Vídeos
  • Coleções de Receitas
  • Blog
  • Revistas e Livros
  • Política de Nutrição
  • Produtos
  • Descubra novos sabores!

    Encontre mais de 3 mil receitas, testadas e aprovadas por especialistas

    BLOG ALÉM DA CULINÁRIA

    Como usar panela de pressão? Aprenda agora mesmo!

    • A- Diminuir
    • A+ Aumentar
    • A Tamanho Original

    Cada dia mais o tempo para preparar os alimentos em casa está restrito. Então, tudo o que for feito para facilitar o dia a dia, reduzir o tempo gasto e a sujeira, chama a atenção dos responsáveis pela casa. Com a panela de pressão não é diferente. Apesar de muito antiga e tradicional, muita gente não usa essa panela. E se você não sabe como usar panela de pressão, vai aprender agora mesmo!

    A panela de pressão alcança maiores temperaturas e cozinha rapidamente alimentos de consistência mais firme, deixando-os macios em um curto tempo. Por exemplo, você já cozinhou coxão duro na panela convencional e na panela de pressão? Com certeza economizou gás e tempo cozinhando-o na panela de pressão.

    Abaixo você encontrará outros benefícios do uso da panela de pressão e um passo a passo de como utilizá-la com segurança.

    Benefícios de usar a panela de pressão


        • Você consegue preparar a maior parte dos alimentos nela, como arroz integral, grãos, carnes em geral e até macarrão.
        • Economiza energia ou gás, pois o tempo de preparo dos alimentos é reduzido. 
        • Reduz a perda de nutrientes de alguns alimentos, já que o tempo de cozimento é menor e em alguns casos o caldo do cozimento é aproveitado.
        • Facilita a limpeza do fogão — por ser hermeticamente fechada, evita respingos de alimentos fora da panela

    Passo a passo de como usar a panela de pressão

     

    1. Observe que a panela de pressão tem uma marca interna de nível máximo. Isso quer dizer que você só vai encher a panela até aquele nível. Se ela não tiver essa marca, só encha até 2/3 da panela (um pouco acima da metade).

    2. Coloque o alimento dentro da panela. Mas não coloque alimentos muito secos; use líquidos como água ou molhos para que a panela funcione perfeitamente e evite acidentes.

    3. Tampe a panela tomando o cuidado para que a borracha da tampa esteja bem colocada.

    4. Leve ao fogo alto até ferver.

    5. Assim que o pino começar a chiar e a balançar (soltando a pressão), abaixe o fogo e deixe cozinhar.

    6. Depois que o tempo de cozimento terminar, desligue a panela e espere esfriar para sair toda a pressão de dentro antes de abrir. E atenção: nunca abra a panela sem retirar a pressão!

    Dicas de como retirar a pressão da panela:


        • Até ter certeza de que toda a pressão interna da panela saiu, nunca toque-a com a mão.
        • Se o pino abaixou e não faz mais barulho quando você toca nele, então toda a pressão saiu e você pode abrir a panela.
        • Não tenha medo do chiado do pino e da fumaça, pois isso quer dizer que a panela está funcionando perfeitamente, expelindo o excesso de vapor de dentro dela.

    Veja outras dicas de limpeza e segurança ao usar a panela de pressão no nosso vídeo abaixo!

    Viu só como não tem mistério nenhum? Agora confira receitas gostosas e rápidas para fazer com esse utensílio superútil:

    6 receitas para experimentar na panela de pressão!

    1 - Feijão à Moda da Casa: é impossível cozinhar o feijão sem utilizar uma panela de pressão; ele certamente demorará muito no cozimento e poderá ficar duro. Veja a nossa receita, que indica o tempo certinho de cozimento para você ter um feijão macio e muito saboroso. Para deixa-lo ainda mais prático, substituímos a refoga tradicional pelo RECEITA DE CASA™. Experimente! 

    2 - Cozido de Grão-de-Bico: o grão-de-bico é uma ótima alternativa para variar o feijão do dia a dia. Ele é fonte de proteína e fibras, além de muito saboroso. Nessa receita rápida e completa de apenas 50 minutos de preparo, o diferencial fica pelo toque da linguiça calabresa defumada e do Caldo SAZÓN® Costela.

    3 - Sopa de Ervilhas: nos dias mais frios ou apenas para quem gosta de refeições mais leves à noite, sopas são sempre ótimas opções. Ervilhas, assim como feijões e grão-de-bico, são fontes de proteína vegetal e muito nutritivas. Clique na receita, faça em casa e surpreenda-se com o sabor.  

    4 - Arroz na Panela de Pressão: já pensou em preparar o arroz do dia a dia com um tempo ainda menor na cozinha? Essa receita completa, além de rápida (fica pronta em apenas 20 minutos), você não precisará preparar mais nada para essa refeição. O preparo do arroz é superincrementado e completo, com frango, milho e Tempero SAZÓN® Branco. Tá esperando o que para fazer?

    5 - Macarrão na Panela de Pressão: que tal ainda mais praticidade e rapidez no preparo do seu macarrão? Esse tem um sabor todo especial, feito com calabresa defumada, abóbora e Tempero SAZÓN® Laranja. Irresistível e você prepara na panela de pressão em apenas 10 minutos.

    6 - Maminha na Pressão: para finalizar, uma receita com carne que fica com um sabor incrível e sem sujar o fogão inteiro. A maminha é uma carne muito saborosa e pode ser feita de diversas maneiras; na pressão o preparo é rápido e ela fica ainda mais macia. Receita especial para um almoço de fim de semana. 

    Gostou das dicas de como utilizar a panela de pressão e a variedade de receitas que é possível preparar nela? Confira muito mais dicas no site de Sabores Ajinomoto! E você também pode gostar desse outro conteúdo sobre Tipos de Panelas: saiba qual escolher na hora do preparo!

    Ana Beatriz Pose

    Especialista em Alimentos

    Comentários

    0 Comentários

    Faça o login para comentar

    VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

    Veja mais