• Home
  • Cardápio Semanal
  • Vídeos
  • Coleções de Receitas
  • Blog
  • Revistas e Livros
  • Política de Nutrição
  • Produtos
  • Descubra novos sabores!

    Encontre mais de 3 mil receitas, testadas e aprovadas por especialistas

    BLOG ALÉM DA CULINÁRIA

    Como fazer polenta com 5 receitas diferentes!

    • A- Diminuir
    • A+ Aumentar
    • A Tamanho Original

    Você sabe como fazer polenta? O ingrediente básico da polenta é o fubá e, dependendo da receita, ela pode ter consistência mais firme ou cremosa. O mais legal é que a polenta cai bem em qualquer momento e pode ser servida como prato principal ou acompanhamento de seu almoço ou jantar.

    Versátil, a polenta fica deliciosa de várias formas: recheada, frita, grelhada, em palitos assados. É possível ainda servir com diferentes tipos de molhos e acompanhada de frango, carne ou verduras. 

    Dica para o preparo: para que sua polenta não empelote ao cozinhar, a dica é acrescentar o fubá à água fervente em forma de “chuva”, deixando cair aos poucos, e ir mexendo com vigor.

    Outro truque é dissolver o fubá (ou flocos de milho) na água fria, usando toda a água indicada na receita ou parte dela. Depois é só levar ao fogo e cozinhar mexendo sempre.   

    Se você quer deixar o preparo ainda mais prático, pode usar fubá pré-cozido. 

    Curiosidade: a polenta surgiu na região norte da Itália. Mas, anteriormente à chegada dos imigrantes italianos por aqui, as famílias brasileiras já faziam uma forma de polenta de milho chamada angu, que era servida cremosa ou mais firme, mas não levava molho. 

    Já está com água na boca? Então, vamos às receitas!

    5 receitas diferentes e deliciosas de polenta

    1) Polenta Aperitivo: estes palitos de polenta são bem fáceis de fazer. O fubá ganha sabor com VONO® Queijo com Tomate e Manjericão. Depois de preparar a polenta, basta deixar esfriar, cortar no formato de palitos e colocar no forno. Pode ser servida como aperitivo ou acompanhamento.

    2) Polenta Brasileirinha: as cores verde e amarela inspiraram o nome desse prato. A polenta é preparada com fubá pré-cozido, margarina e Tempero SAZÓN® Laranja. Para o recheio, escarola, tomate e Tempero SAZÓN® Amarelo, a versão ideal para verduras e legumes.  Uma cobertura de muçarela ralada e cubos de bacon deixa o prato ainda mais delicioso.

    3) Polenta com Frango Caipira: frango com polenta é uma combinação infalível. Neste prato, você pode usar coxas e sobrecoxas de frango caipira, refogadas com cebola, salsão e Tempero SAZÓN® Verde. Para a polenta, fubá pré-cozido e Tempero SAZÓN® Laranja.  

    4) Bem-Casado de Polenta: neste preparo, depois de fazer a polenta com fubá pré-cozido, margarina e Receita de Casa™ Caseiro, você vai cortá-la em pedaços e rechear cada duas metades com muçarela e requeijão. Depois é só empanar, fritar e... receber os elogios!  

    5) Coxinhas de Frango com Polenta: para fazer esta receita prática, você vai usar só uma panela. Comece refogando as coxinhas de frango com cenoura e meio sachê de Caldo SAZÓN® Galinha. Reserve e faça a polenta na mesma panela, com o restante do Caldo SAZÓN. Cebolinha verde picada dá cor ao prato na hora de servir.

    Gostou das sugestões? Escolha a sua receita preferida e veja como é fácil fazer polenta, prato tradicional das famílias brasileiras.

    Lisiane Miura

    Especialista em Alimentos

    Dúvidas sobre alguma receita? Entre em contato

    Fale Conosco

    VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

    Veja mais