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    Abacate e Avocado: o que é, benefícios e receitas

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    Incluir o abacate na alimentação pode gerar muitos benefícios à saúde, pois se trata de uma fruta rica em fibras, vitaminas e gorduras, inclusive as boas, aquelas chamadas monoinsaturadas, que ajudam a equilibrar as taxas de colesterol e fazem bem ao coração.

    Mas você sabia que por conta do alto teor de gordura, o abacate já foi considerado um vilão na alimentação? Hoje, isso mudou! O abacate é nutritivo, tem propriedades antioxidantes, que protegem as células, e contribui para uma maior saciedade. Mas também tem alto valor energético e, por isso, deve ser consumido com moderação, dentro de uma alimentação equilibrada.

    O mais legal é que existe uma variedade de abacate que até pouco tempo era menos conhecida dos brasileiros: o avocado. Não dá para confundi-los. O abacate avocado é menor, tem a casca mais grossa e escura e a polpa bem macia. Ele tem menor quantidade de água, por isso seu uso é indicado em preparações que precisam de mais cremosidade.

    Curiosidades e dicas sobre o abacate e avocado    

    ● Na hora de comprar, escolha os que estão macios, mas bem firmes. Os mais duros podem ser deixados na fruteira para amadurecer, e nunca na geladeira. 

    ● Pingar gotas de limão impede que a polpa oxide e escureça.

    ● No Brasil, o abacate é mais consumido in natura, amassado com limão e açúcar, por exemplo, ou em vitaminas. Mas existem muitas receitas salgadas deliciosas feitas com abacate, como a mexicana guacamole. Ele pode também ser usado no preparo de sanduíches, maioneses, saladas e até se transformar em um delicioso molho pesto.

    6 receitas fáceis e saborosas com abacate ou avocado 

    receita-de-guacamole1) Lanche Prático: esse sanduíche é preparado com a polpa do abacate, tomate picado e peito de frango cozido e desfiado, ingredientes que têm o sabor realçado pelo Tempero SAZÓN® Verde. Sirva no pão sírio.

    2) Salada de Abacate: que tal uma salada fresca e facílima de preparar? Ela leva tomate e pepino-japonês em cubos, cebola roxa, queijo branco, avocado e Tempero SAZÓN® Saladas. Antes de servir, deixe por 30 minutos na geladeira.

    3) Sanduíche de Frango com Maionese de Abacate: uma maionese diferente e cheia de sabor é preparada com abacate, suco de limão, alho, vinagre de maçã e Tempero SAZÓN® Sabores do Nordeste. Para o frango do recheio, basta temperar os filés de peito com Tempero SAZÓN® Verde, grelhar e cobrir com fatias de muçarela. Delícia!

    4) Espaguete ao Pesto de Abacate: versátil, o abacate pode se transformar em um molho pesto ideal para acompanhar sua massa. Para isso, é só bater o abacate no liquidificador com azeite, queijo parmesão ralado, manjericão e Tempero SAZÓN® Toque de Alho. 

    5) Burrito Vegetariano: para esta preparação de origem mexicana, você pode optar por preparar a massa ou usar massa pronta de wrap ou de tortilla. O recheio leva feijão preto cozido, milho verde, tomate e cebola roxa, temperados com sal e Tempero SAZÓN® Marrom. Finalizado com fatias de avocado, muçarela e creme azedo, este burrito tem tudo para fazer o maior sucesso na família.

    6) Guacamole: fácil de fazer, este prato mexicano leva avocado, cebola roxa, tomate, alho e suco de limão. Para realçar ainda mais o sabor, Tempero SAZÓN® Sabores do Nordeste. Sirva com salgadinhos de milho.

    Boas receitas não faltam para aproveitar todos os benefícios do abacate e do avocado. Fáceis de preparar, esses pratos vão agradar a toda a família!

    Marilia Zagato

    Especialista em Alimentos

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