• Home
  • Cardápio Semanal
  • Vídeos
  • Coleções de Receitas
  • Blog
  • Revistas e Livros
  • Política de Nutrição
  • Produtos
  • Descubra novos sabores!

    Encontre mais de 3 mil receitas, testadas e aprovadas por especialistas

    BLOG ALÉM DA CULINÁRIA

    8 receitas deliciosas com batata-doce para incluir no cardápio!

    • A- Diminuir
    • A+ Aumentar
    • A Tamanho Original

    A batata-doce é um alimento fonte de carboidrato, o que significa que a glicose (“açúcar”) dela é absorvida mais lentamente pelo organismo. Por esse motivo, virou um alimento queridinho das pessoas que buscam um estilo de vida e alimentação mais equilibrados.

    Mas você sabia que é possível fugir da tradicional batata-doce cozida e preparar receitas deliciosas com ela para incluir no seu cardápio? Assim você aproveita seus inúmeros benefícios sem enjoar

    Benefícios de consumir batata-doce

    Pela grande quantidade de amido resistente —uma fibra insolúvel que não é digerida pelo organismo —, suas propriedades retardam a absorção da gordura e da glicose, controlando seus níveis no nosso sangue. Além disso, prolonga o tempo de saciedade; ou seja, você vai demorar mais tempo para sentir fome novamente.

    Também contém vitaminas e minerais essenciais para diversas funções do corpo, como as vitaminas A, C, D, B6, além de ferro, magnésio e potássio. Ou seja, diversos motivos para incluí-la na sua lista de alimentos. Entenda um pouco mais!

    Posso consumir a batata-doce em quais refeições?

    • ​​​​​Ela pode ser um substituto dos pães e tapiocas no café da manhã'
    • No almoço e jantar, pode ser um substituto do arroz, massas e outros tubérculos, como batata comum, inhame, mandioca e mandioquinha.
    • Pode ser consumida antes ou depois do treino, dependendo dos seus objetivos e seu plano alimentar indicado pelo nutricionista.
    • Opção de lanche da tarde na forma de snacks.

    Qual a melhor época para comprar?

    • Batata-doce amarela: os períodos de safra são de março a agosto.
    • Batata-doce rosada: junho e julho.

    Confira oito receitas gostosas para você incluir no seu dia a dia:

    8 receitas com batata-doce que você precisa experimentar

    purê de raízes

    1. Purê de Raízes: cará, mandioquinha e batata-doce são os ingredientes base desse purê que pode servir de acompanhamento para qualquer prato. Experimente inovar na cozinha misturando ingredientes e sabores! 
    2. Petisco de Batata-Doce: esta receita fica crocante e deliciosa, ideal para os petiscos do fim de semana. Basta cozinhar a batata-doce, empanar na farinha de rosca temperada com Tempero SAZÓN® Laranja e fritar. Perfeito para compartilhar! 
    3. Coxinha de Batata-Doce: a coxinha é uma paixão nacional e fica uma delícia quando preparada com batata-doce. O recheio desta receita leva frango com cream cheese, que deixa a textura cremosa e o sabor, surpreendente. Vale a pena fazer em casa! 
    4. Salgado Fit: o Salgado fit de frango com batata-doce é uma ótima opção para manter a alimentação equilibrada e com muito sabor. O sabor especial desta receita fica por conta doTempero SAZÓN® Laranja e do gergelim preto. Irresistível!  
    5. Batata-Doce Rústica: a batata-doce rústica é gostosa e ajuda a manter um hábito alimentar equilibrado, pois é preparada assada e com a casca, que está cheia de fibras e nutrientes. A textura incrível e o sabor marcante de Tempero SAZÓN® Toque de Alecrim vão fazer você se apaixonar. Experimente!
    6. Batata-Doce Recheada: essa batata é muito famosa e uma maneira de variar as preparações do dia a dia. Ela é simples e prática de fazer, e o recheio com requeijão e Caldo SAZÓN® Bacon Defumado vai ser um sucesso. Confira a receita completa! 
    7. Iscas de Peixe Assadas com Purê de Batata-Doce: esta receita é daquelas que parece que você está exagerando, mas só parece — pois o filé de peixe é empanado e assado no forno, e o purê é feito com a batata-doce e sem leite. Saúde e sabor de forma prática no seu dia a dia!
    8. Carne de Panela com Batata-Doce: para finalizar, não deixe de fazer em casa esta receita que tem a cara do fim de semana em família. A carne é o lagarto temperado com Caldo SAZÓN® Carne. O sabor final desse prato é incrível, pois a batata-doce é cozida na panela com a carne e os demais temperos. 

    Viu como a batata-doce é um ingrediente versátil na cozinha?

    Izabel Alves

    Especialista em Alimentos

    Comentários

    0 Comentários

    Faça o login para comentar

    VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

    Veja mais