• Home
  • Cardápio Semanal
  • Vídeos
  • Coleções de Receitas
  • Blog
  • Revistas e Livros
  • Política de Nutrição
  • Produtos
  • Descubra novos sabores!

    Encontre mais de 3 mil receitas, testadas e aprovadas por especialistas

    BLOG ALÉM DA CULINÁRIA

    8 receitas com palmito deliciosas e versáteis

    • A- Diminuir
    • A+ Aumentar
    • A Tamanho Original

    Quem não adora palmito, não é mesmo? Assado, cozido no vapor, grelhado ou em conserva, essa parte comestível da palmeira faz o maior sucesso devido à possibilidade de utilizá-lo de várias formas. 

    Você pode incrementar e compor várias receitas com palmito, como saladas, recheios, macarrão, estrogonofe e muito mais. Mas não é só nas receitas que o palmito arrasa em questão de versatilidade: existem três tipos de palmito para deliciar a família!

    Neste texto, você vai conhecer melhor esse ingrediente que, dependendo do tipo, pode variar na textura e no sabor. Além disso, separamos oito receitas com palmito para você fazer e se surpreender. Confira!

    Tipos de palmito

     

    Em termos de nutrientes, todos os tipos de palmito possuem as mesmas quantidades. No entanto, a aparência de cada um tem suas peculiaridades. Abaixo separamos os três tipos de palmito e suas características:

     

    Palmito pupunha
    No Brasil, o palmito pupunha é o mais encontrado no mercado. Isso porque ele é o mais sustentável de todos os tipos, já que é possível replantá-lo, e a palmeira não morre ao ser cortada.

    Com sabor suave e miolo fibroso e macio, ele tem a vantagem de não escurecer, ou seja, é perfeito para ser usado em receitas nas quais ele é servido em conserva, como saladas.

    Palmito juçara

    Vistoso e mais carnudo, esse tipo de palmito pode ser encontrado na Mata Atlântica. Por causa da extração ilegal, ele está ameaçado de extinção. 

    Ao contrário do palmito pupunha, a palmeira morre ao ser cortada, não podendo ser reaproveitada. O ciclo de plantação da planta leva dez anos.

    Palmito açaí
    Considerado uma alternativa ao palmito juçara, esse palmito macio e suculento também está bastante presente no mercado. Sua extração causa menos impacto ao meio ambiente que a do palmito juçara, pois a extração acontece de forma alternada entre as árvores.

    Dicas para comprar o melhor palmito


    Para comprar o palmito da melhor qualidade, é preciso observar. Prefira palmito em embalagens de vidro, pois assim você pode ver se a água do palmito está límpida e transparente. Caso esteja flutuando, não compre: é sinal de que está duro.

    Outra dica para fazer aquela receita com palmito é verificar se a embalagem possui o registro do Ministério da Saúde ou no IBAMA. Além de, é claro, verificar o estado da tampa. Ela não pode estar amassada nem estufada.

    O período de safra do palmito ocorre entre os meses de maio a dezembro. 

    Dicas de preparo do palmito


    Antes de usar o palmito em suas receitas, ferva-o por cerca de 10 minutos. Assim, você evita o risco de contaminação por botulismo. 

    E o que fazer se o palmito estiver duro? Muito simples! Basta cortá-lo ao meio, no sentido do comprimento, e levar ao forno para assar durante 10 minutos.

    Com essas dicas será impossível não preparar deliciosas receitas com palmito! Separamos 8 receitas com palmito para aproveitar esse ingrediente tão versátil. Vamos conferir?

    8 receitas com palmito para receitas criativas e deliciosas!

     

    Salada de Pupunha com Tomate Cereja: esta receita combina alface, palmito e tomate cereja. Para incrementar essa salada simples e gostosa, use Tempero SAZÓN® Saladas para dar um toque ao sabor. 

     

    Arroz com Palmito: precisa preparar uma refeição rápida e gostosa ou está cansado do arroz básico do dia a dia? Se sua resposta é sim, esta receita fácil de fazer foi feita para você! Clique aqui e confira a receita completa. 

    Barquinhos de Palmito: os barquinhos de palmito são opções saborosas e elegantes para servir como entrada no almoço ou jantar e surpreender os convidados. Perfeitas para uma ocasião especial para substituir os tradicionais patês de atum.

    Deliciosas Empadinhas de Palmito: e quem não é fã de empada de palmito? Nesta receita, fácil de fazer, o recheio tradicional fica ainda mais gostoso com SABOR A MI® com Pimenta. 

    Sopa Cremosa de Palmito: se você está procurando uma sopa rápida e com poucos ingredientes, achou a receita perfeita! Como os pedaços do palmito não são batidos junto com o caldo, você vai sentir realmente o sabor desse ingrediente especial.

    Risoto de Palmito: risoto é um prato versátil, único e pode ser feito com diversos ingredientes. Nesta receita, o risoto de palmito ganha um sabor diferenciado quando o refogado de palmito é incrementado com SATIS!® Molho Shoyu Tradicional. Experimente! 

    Picadinho Bruce Willis: picadinho é um prato bem comum na mesa dos brasileiros. Que tal inovar e, além das batatas e azeitonas, inserir o palmito? Vai ficar ainda mais saboroso. Sucesso na certa!

    Suflê de Legumes: suflê é um ótimo acompanhamento para diversos pratos. Sua textura macia agrada a todos os paladares. Nessa receita, ele ainda garante um consumo extra de legumes! A receita rende seis porções e é fácil de fazer. 

    Gostou das dicas e receitas com palmito? Sua versatilidade pode incrementar e transformar de maneira simples suas preparações do dia a dia. Agora vamos colocar em prática essas 8 receitas deliciosas? Deixe nos comentários qual a sugestão que você mais gostou!

    Bruna Fichmann

    Especialista em Alimentos

    Comentários

    0 Comentários

    Faça o login para comentar

    VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

    Veja mais