• Home
  • Cardápio Semanal
  • Vídeos
  • Coleções de Receitas
  • Blog
  • Revistas e Livros
  • Política de Nutrição
  • Produtos
  • Descubra novos sabores!

    Encontre mais de 3 mil receitas, testadas e aprovadas por especialistas

    BLOG ALÉM DA CULINÁRIA

    3 receitas de panetone para ousar na ceia de Natal!

    • A- Diminuir
    • A+ Aumentar
    • A Tamanho Original

    O panetone é considerado um símbolo do Natal. Poucos meses antes dessa data, já vemos ele aparecendo nas prateleiras dos supermercados e ficamos impressionados com o cheirinho nas padarias que o fazem para venda. Existem diversas receitas, além da tradicional, que enchem nossos olhos e que nos dão água na boca.

    Que tal aprender um pouco mais sobre a origem do panetone e conhecer três receitas que vão fazer você ganhar elogios da família inteira na noite de Natal? Veja mais abaixo!

    Você conhece a origem do panetone?

    Sua origem é envolta em muitas histórias. A mais conhecida delas é que  o panetone nasceu na Itália, em Milão, durante a Idade Média. Acredita-se que foi criado por um rapaz chamado Toni, que trabalhava em uma padaria. Na tentativa de fazer um pão doce, errou os ingredientes e, para não perder a massa, acrescentou uvas passas e adicionou mais frutas cristalizadas.

    O pão fez tanto sucesso que o dono da padaria o batizou de “Pane di Toni”, hoje o nosso querido Panetone. Existem outras histórias em torno de sua origem e nome, mas o fato é que aguardamos o ano inteiro para nos deliciar com esse pão tão especial!

    Entenda mais sobre a receita tradicional

     

    Os panetones são muito deliciosos, sendo sua massa muito macia e simples de serem feitos. seus ingredientes principais em sua receita tradicional incluem: farinha de trigo, sal, açúcar, ovos, frutas cristalizadas e aromas.

    Para quem dispensa as uvas passas e as frutas cristalizadas, existe o pandoro, doce tradicional de Verona, na Itália. Ele é mais leve e amanteigado e é servido polvilhado com açúcar confeiteiro em um formato mais quadricular.

    E para nós brasileiros, que não falta criatividade, criamos diversos recheios como chocolate, trufa e doce de leite. Também incrementamos nos panetones salgados incluindo diversos ingredientes deliciosos, como queijo, calabresa e bacon, para deixar a ceia ainda mais ousada! Deu água na boca, não é mesmo? Vamos aprender algumas receitas para inovar neste Natal?

    Agora que você já sabe sobre a história do panetone, que tal aprender 3 receitas?

     

    panetone cortado em uma mesa decorada

    1) Panetone salgado com linguiça e bacon: a receita desse panetone é rápida e prática! Com recheio de linguiça calabresa, bacon e queijo parmesão, ele pode ser servido em diversas refeições e rende dez porções;

    2) Panetone salgado: para os amantes de bacon, queijo e presunto, este panetone vai deixar sua ceia de Natal muito mais completa! Boa parte dela é feita no liquidificador. Sem falar que o sabor fica mais intenso com Caldo SAZÓN® Bacon defumado. Você vai adorar fazer essa receita!

    3) Pavê de panetone: se panetone sozinho já é bom, imagina compondo um delicioso pavê, que é uma sobremesa que todo mundo adora nas ceias de fim de ano! Fica ainda mais gostoso com MID® Baunilha com limão no preparo do creme. Além de fácil, você prepara em apenas 30 minutos. Vem conferir a receita completa!

    Gostou das três sugestões de panetone para seu fim de ano? Use-as como inspiração e inove nesse fim de ano. A dica é investir em novidades para a sua ceia ficar ainda mais gostosa. Que tal já ir colocando a mão na massa? Diga para gente o que achou das receitas e Feliz Natal!

    Izabel Alves

    Especialista em Alimentos

    Dúvidas sobre alguma receita? Entre em contato

    Fale Conosco

    VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

    Veja mais